Atendimento 24hs. +55.19.97145.6644 | +55.11.4033.3617 | +55.11.4033.3643 | +55.19.99240.6006 | reservas@lakevilas.com.br

Single Blog Title

This is a single blog caption
14 jul

Cirurgia Bariátrica Emagrece e Pode Curar a Diabetes

emagrecer

A cirurgia bariátrica é muito indicada para pessoas acima do peso, mas deve ser usada apenas como último recurso. Após a cirurgia, o paciente precisa continuar com o acompanhamento médico para evitar que os quilos retornem e garantir benefícios para toda a vida.

Entre os principais benefícios da cirurgia bariátrica está o controle do diabetes; a cirurgia não é capaz de curar a diabetes do tipo 2, mas sim atua melhorando o controle, pois produz mais insulina e o açúcar no sangue diminui.

Veja a seguir mais informações sobre a cirurgia bariátrica.

A principal vantagem da cirurgia bariátrica é a perda de peso: ela ajuda você a perder muitos quilos, no entanto, só pode ser realizada sob algumas condições. Além disso, a cirurgia também apresenta vantagens ligadas a doenças, sendo capaz de melhorar e até curar hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, asma, colesterol alto, diabetes e insuficiência respiratória.

Ao realizar a cirurgia você também conta com benefícios psicológicos, como melhoria na autoestima, diminuição no risco de depressão e melhora da mobilidade.

A cirurgia pode ser feita por pessoas de 16 a 65 anos que tenham um IMC maior que 40 kg/m² e que não conseguem emagrecer mesmo com acompanhamento médico, ou com IMC menor que 40 kg/m², mas que tenham doenças em estágio grave.

A realização da cirurgia exige que o paciente passe por uma preparação demorada que envolve consultas com diferentes profissionais e realização de exames. Por exemplo, o paciente deve se consultar com cirurgiões, cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Todas as consultas servem para verificar como anda a saúde geral.

Inúmeros exames também são realizados, como exame de sangue, de urina, de gravidez para mulheres no período fértil, exames para verificar HIV e hepatite B e C, ultrassom abdominal, eletrocardiograma, entre outros.
Tipos de Cirurgia Bariátrica

Há 4 tipos de cirurgias bariátricas e o paciente deve escolher aquela que melhor se encaixar no seu perfil, seguindo as recomendações médicas. O primeiro tipo é a cirurgia banda gástrica, onde coloca-se um anel em volta do estômago, provocando a diminuição do mesmo. O segundo tipo é a cirurgia Bypass Gástrico em Y de Roux, que consiste na retirada de grande parte do estômago, ligando o início do intestino ao restante do estômago.

O terceiro tipo é a cirurgia Gastroplastia vertical com bandagem, onde uma parte do estômago é fechada com grampos, tornando-o menor. O último tipo é a cirurgia chamada Derivações Biliopancreáticas, onde, além de ser retirado grande parte do estômago, é retirado também a maior parte do intestino delgado.

Os riscos da cirurgia bariátrica são ligados às doenças que envolvem obesidade. Para tentar amenizar o surgimento de alguma complicação, é indicado fazer o acompanhamento antes e após a cirurgia.

É possível que haja o surgimento de embolia pulmonar, vômitos, sangramento interno no local da cirurgia, diarreia, fezes com sangue, fístulas na região da cirurgia.

Ao surgir qualquer um desses sintomas o paciente deve consultar o seu médico.

Texto: Redação

Fonte: Boa Forma e Saude

Lake Vilas Charm Hotel & SPA

EnglishPortuguese