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10 ago

Querido estresse, vamos terminar: 10 dicas para desestressar

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Ser estressado, ou ter momentos de estresse, já é praticamente normal no meio do mundo corrido em que vivemos.

Acontece que esse inimigo dos tempos modernos podem trazer malefícios para a sua saúde como um todo.

Hipertensão, insônia, problemas gástricos e transtornos mentais são apenas alguns exemplos dos problemas gerados a partir de um estresse contínuo.

Sabemos que se livrar completamente do estresse não é tarefa fácil. Mas você pode desenvolver uma série de habilidades que irão te ajudar manter a saúde do corpo e da mente em dia.

É um exercício diário e de muita paciência. Você não se tornará um buda de uma hora para outra. Mas, com força de vontade, você consegue chegar lá.

Para te ajudar, separamos 10 dicas para acabar com o estresse. Aos poucos, você vai ver com a paz reinará em seus dias.

1. Saiba o poder da respiração profunda.

A respiração é algo que fazemos automaticamente e quase nunca paramos para prestar atenção. Mas saiba que respirar e inspirar profundamente traz uma série de benefícios para o seu corpo.

Além de acalmar a mente, uma boa respiração melhora a digestão, promove rejuvenescimento, estimula a circulação sanguínea, entre outros benefícios.

Lembre-se disso quando sentir-se estressado. Com simples exercícios de respiração, você pode reduzir os sentimentos de ansiedade e pânico que acompanham uma crise nervosa.

2. Não subestime o valor de uma boa noite de sono.

Não tenha dúvidas: o sono afeta diretamente quase todas as áreas que envolvem a saúde humana. Por isso, uma noite mal dormida pode aumentar os níveis de estresse de forma significativa.

Preste atenção aos pequenos detalhes: evite cafeína, álcool e grandes refeições à noite. Também é importante ficar longe de computadores e TV’s até tarde.

Uma dica é escutar músicas relaxantes e até colocar um pouco de óleo com a essência de sua preferência no travesseiro. É infalível para ter uma noite de sono melhor.

3. Não desconte suas frustrações em alimentos ou bebidas.

Quando estamos estressados demais, muitos de nós recorremos a comidas nada saudáveis como uma forma de nos confortarmos.

No entanto, o alimento que comemos pode mudar nossas vidas de maneira surpreendente. Comidas saudáveis aumentam o nosso nível de energia.

Alguns alimentos têm até o poder de nos deixarmos mais felizes, como a banana, o abacate, o mel e a canela.

4. Um bom perfume pode trazer a paz.

A parte do cérebro que processa os cheiros fica muito perto da que abriga emoções e memórias. Por isso, quando você inala um perfume que ama, você naturalmente respira mais profundamente – o que te ajuda a relaxar.

A inalação de certos aromas podem minimizar o estresse, a ansiedade e qualquer outro trauma emocional. A essência de jasmine, por exemplo, provoca o intenso relaxamento. Experimente.

5. Conheça o poder da meditação, do yoga e da oração.

É possível reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde de sua mente com o hábito de parar 20 minutos por dia para fazer qualquer oração, yoga ou meditação.

Relaxamento e apoio espiritual são essenciais para quem deseja controlar o estresse.

6. Gerencie a sua energia.

Ao longo do dia, vivemos situações que podem nos levar para cima ou para baixo. Comece a identificar cada uma delas.

De forma geral, ambientes e pensamentos negativos, fofocas e outros males cotidianas costumam “sugar” toda a sua energia. Enquanto relacionamentos saudáveis, ambientes produtivos e boas companhias a aumentam.

Aprenda a dizer não. Identifique quais companhias fazem bem a você. Mantenha o ambiente que te rodeia um lugar calmo e saudável.

7. Faça declarações positivas a você mesmo.

Não é segredo que a palavra tem poder. Por isso, ao se deparar com o estresse, faça afirmações positivas.

“Eu escolho me sentir calmo”, “Estou limpando minha mente de pensamentos estressantes”, “Estou liberando o estresse de cada célula do meu corpo”, “Eu sou incrível” são alguns exemplos.

As afirmações positivas podem mudar a energia do seu corpo, elevar a sua vibração e liberar o estresse. Tente.

8. Deixe pra lá.

Para que se preocupar tanto com os problemas? Será que você não está se exigindo demais? Não está quebrando a cabeça por algo que nem tem a ver com a sua vida?

Esquecer-se dos problemas pode aumentar a endorfina, que é a responsável pelo bem-estar de nosso cérebro. Além disso, o exercício melhora o humor, energiza e ajuda a relaxar e a dormir melhor.

E quando o seu corpo se sente bem, sua mente agradece!

9. Sorrir é o melhor remédio.

Com certeza você já ouviu essa frase antes, não é mesmo? Pois saiba que ela é científica!

Rir é uma maneira de liberar endorfina. Reúna-se com seus amigos favoritos, deixe o celular de lado, e compartilhe boas risadas. Assistir um bom filme é outra dica.

Quem nunca passou por uma situação de estresse e caiu na risada logo em seguida? Aposto que isso fez com que você liberasse a energia negativa imediatamente!

10. Valorize os pequenos prazeres da vida.

Quando estamos sobrecarregados com o estresse, simples hábitos podem melhorar o nosso humor.

Tire um tempo e faça uma caminhada em um lugar agradável para você. Observe os pássaros, as estrelas, o pôr do sol… e descubra a imensidão de beleza que há no mundo.

O estresse não tratado pode impactar não só a sua qualidade de vida. Mas também de todos aqueles que vivem ao seu redor, como amigos e família.

Seja uma companhia agradável para eles. Tenha uma auto-estima positiva. Lembre-se o quanto você é incrível. Seja feliz! 🙂

Texto: Redação

Fonte: Lifehack

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