Single Blog Title

This is a single blog caption
25 jul

Entenda a relação entre as doenças crônicas e a mente

Nosso organismo funciona como um biossistema, se alguma coisa não vai bem, todo o resto será afetado. Por isso, é importante entender a relação das doenças crônicas e a mente. Aqui, você poderá entender como melhorar essa relação. Confira!

É possível que, em meio a tantas tarefas do dia a dia, nem paremos para refletir sobre a saúde mental – e o problema é exatamente esse. “Mais de 60 mil pensamentos passam pelo nosso cérebro por dia e 80% deles se repetem no dia seguinte. Ou seja, estamos sempre pensando as mesmas coisas. Então, se pensamos na doença e no medo, se alimentamos pensamentos destrutivos e autossabotadores, eles persistirão”, explica a fisioterapeuta Fresia Sa. Por isso, a especialista separou algumas dicas para amenizar a relação entre as doenças crônicas e a mente, buscando mais harmônia e saúde.

A relação entre as doenças crônicas e a mente: hábitos saudáveis podem ajudar!
Acordar todo dia e praticar exercícios, fazer afirmações positivas, ler algumas páginas do seu livro preferido, ouvir músicas que te fazem feliz podem ser uma boa estratégia. Vale tudo para que a rotina comece de uma forma mais saudável e que o dia seja menos estressante.

Ache o equilíbrio no uso das redes sociais
Embora seja nossa grande porta de conexão com o mundo nos dias de hoje, as redes sociais podem ser bem tóxicas. A dica é: tenha momentos programados para usá-las.

Foque no presente
Estar presente significa efetivamente viver o momento. Quando vivemos no passado, geramos saudosismo e depressão, quando estamos pensando no futuro, alimentamos a ansiedade e as doenças conectadas a ela. Foque no que está fazendo agora.

Atenção para a respiração
Ela é uma das chaves para a boa saúde e ajuda, inclusive, no próximo passo, porque nos permite encontrar calma, silêncio e olhar para dentro. Melhorar o ritmo e a capacidade respiratório é pura saúde.

Entenda seus pensamentos
Agora sim, esse trabalho é um processo mais longo, mas que pode ajudar muito, inclusive, em tratamentos que você esteja fazendo: anote o que vem sempre à mente. Faça isso por alguns dias e compare: quais são os pensamentos que você mais tem? Eles são referentes ao que? São positivos ou negativos?

Leia
Ler ajuda a ter mais capacidade de lidar inclusive com o que nos acontece, porque gera repertório de vida junto com as nossas experiências. Leia, nos deixa mais inteligente e mentalmente saudáveis, fazendo com que a relação das doenças crônicas e a mente seja menos grave.

Busque ajuda
se você sofre de algum mal, dor crônica, doença que não consegue curar, insônia, depressão, estresse, ansiedade e sente que precisa de ajuda, procure! Não espere ficar pior. Ninguém precisa viver com dor e todo mundo merece uma vida plena e saudável.

Texto: redação

Fonte: altoastral.com.br

Lake Vilas Charm Hotel & Spa.

EnglishPortuguese