Lake Vilas Charm Hotel


Blog

10 Benefícios da canela para a Saúde

31 de outubro de 2017

canela

A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.
Os principais benefícios da canela incluem:

  • Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  • Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  • Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  • Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
  • Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
  • Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  • Combater infeções das vias respiratórias ela tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  • Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  • Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;

Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.

A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá.

Informação Nutricional da Canela

Componentes Quantidade por 100 g de canela
Energia 252 calorias
Água 10 g
Proteínas 3,9 g
Gorduras 3,2 g
Carboidratos 55,5 g
Fibras 24,4 g
Vitamina A 26 mcg
Vitamina C 28 mg
Cálcio 1228 mg
Ferro 38 mg

Para ter todos os benefícios da canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de canela em pó por dia.

Como usar a canela
As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é tomar o seu chá. Para o chá:

Ingredientes:
150 ml de água
1 pau de canela

Preparo:
Colocar 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer. Veja como fazer a dieta da canela para perder até 4 kg por mês.

Propriedades da canela
A canela tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestésia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia metal, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.

Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais da canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. A canela também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.

Texto: Tatiana Zanin

Fonte: Tua Saúde

Lake Vilas Charm Hotel & SPA