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18 Benefícios da Jabuticaba – Para Que Serve e Propriedades

22 de maio de 2017

jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-sabará. As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.
A seguir, vamos descrever as propriedades e os benefícios da jabuticaba, para quando chegar a sua época, você poder aproveitá-la sem culpa nenhuma!

Propriedades da Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianidinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.

Valor nutritivo aproximado de 100 g de Jabuticaba

Princípio Valor Nutritivo
Energia 45 calorias
Proteína 1 g
Carboidrato 13 g
Gordua 0 g
Tiamina 0.01 mg
Fósforo 14 mg
Fibra 0.6 g
Vitamina C 12 mg
Cálcio 6 mg
Antocianidina 314 mg
Ferro 1,9 mg
Niacina (vitamina B3) 2,5 mg

As propriedades da jabuticaba listadas acima propiciam vários benefícios para a nossa saúde. Vamos elencá-las aqui, novamente, separando em dois grandes grupos: a casca e a polpa, e vamos descrever com cuidado cada propriedade e os benefícios da jabuticaba.

Para que serve a casca?

Antocianidina: Como ela possui propriedade antioxidante e é capaz de reduzir e combater os radicais livres, que são responsáveis por inflamações, intoxicações e o envelhecimento da nossa pele, as antocianidinas podem trazer vários benefícios da jabuticaba, como:

Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele, sendo uma boa combatente de rugas, e até mesmo podem ajudar na queda de cabelo;

Auxilia na redução da produção de histamina, desta maneira, ela pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres;

As jabuticabas também ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos, prevenindo doenças relacionadas a eles, como varizes e derrames;

Podem auxiliar na melhora da memória, pois protegem células do cérebro, sendo muito recomendadas para pessoas com idade mais avançada;

Melhoram a resistência física, incluindo a disposição energética e elasticidade muscular, e até mesmo podendo melhorar a visão;

Possuem propriedades anti-cancerígenas;

Por ajudar na estabilização da taxa de açúcar no sangue, podem ser muito recomendadas para diabéticos;

Sua propriedade anti-inflamatória pode ajudar a aliviar as dores da artrite e outras doenças inflamatórias;

Pectina: Esta fibra solúvel tem a capacidade de reduzir a velocidade de absorção das propriedades dos alimentos

conforme são ingeridos. Desta maneira, os benefícios da jabuticaba advindos da pectina são:

Além de também ser indicada para pessoas com hipoglicemia ou diabetes, por equilibrar o nível de glicose no sangue, contribui também para a desintoxicação do nosso corpo, pois auxilia na remoção de alguns metais pesados e substâncias tóxicas. Desta forma, melhora a função da vesícula biliar e diminui o risco de cálculos biliares;

A pectina também ajuda no combate de colesterol alto e da obesidade;

A pectina também pode auxiliar no funcionamento saudável do trato digestivo, proporcionando movimentos intestinais mais regulares e prevenindo contra a constipação e diarreia;

Se feito um chá da casca da jabuticaba e acrescentado mel (ou fazer um xarope), os benefícios da jabuticaba estendem para auxiliar pessoas com anemia, estresse, asma, bronquite, amigdalite, gripes e resfriados.

Para que serve a polpa da jabuticaba?

O ferro contido na sua polpa pode combater a anemia;

O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo; ele também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo;

A vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica, etc;

A Niacina, ou também chamada de vitamina B3, se não ingerida em quantidade suficiente, pode causar indigestão, erupções na pele e fraqueza muscular;

Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios da jabuticaba podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose;

Por possuir ácido fólico e ferro, esta fruta também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto;

Como consumir a Jabuticaba

Agora que descrevemos os principais benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma, vamos dar algumas dicas de como é melhor consumi-la:

A jabuticaba é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados;

Caso não seja possível consumi-las no mesmo dia, o ideal é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado;

Como boa parte dos benefícios da jabuticaba estão contidos na casca, o ideal é consumir a fruta inteira (somente retirando o caroço) ou fazer um suco com a casca e a polpa. O modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, pois é necessário que o caroço seja retirado, e depois do suco batido, ele deverá ser coado. Ela pode misturada com outras frutas, como morango, acerola, laranja, etc;

Uma curiosidade interessante é que, se gotas de limão são adicionadas ao suco de jabuticaba, ela pode mudar de cor, ficando vermelha. E se misturada com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas.

Texto: Dra. Patricia Leite

Fonte: Mundo Boa Forma