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27 ago

Alimentação é aliada dos exercícios físicos e resultados na composição corporal

O sucesso para todo exercício físico depende de uma nutrição balanceada e eficiente! Hoje em dia vivemos em um mundo em que todos buscam a qualidade de vida e, para isso, é preciso aliar a prática de exercícios com o equilíbrio alimentar. É uma dupla que não podemos abrir mão nas nossas vidas!

Falta de tempo, maior praticidade em consumo de produtos industrializados, a baixa adesão ao treino, são alguns dos fatores que podem comprometer a adoção de um estilo de vida saudável. Por isso, selecionei algumas dicas para vocês conciliarem as duas coisas na sua rotina, sem precisar de grandes esforços ou mudanças expressivas:

1. Planejamento da rotina de treinos
Escolha o exercício ou atividade que você mais gosta! Esse é um ponto essencial, pois fará com que sua frequência seja maior por você se sentir bem com aquela atividade. Faça testes com os seus horários e estipule o seu preferido para treinar com mais disposição. E avalie os dias da semana que você consiga encaixar na sua rotina, começando com duas a três vezes, e depois aumentando a frequência, se possível,

2. Alimentação antes e depois do treino é fundamental
A alimentação equilibrada é essencial antes e após o treino. Treinar em jejum não é recomendado, tendo em vista que precisamos de nutrientes para as reações energéticas. O pré-treino ideal deve ser composto principalmente por carboidratos para promover energia e potencializar o desempenho. Já no pós-treino é recomendada a combinação de proteínas e carboidratos para otimizar a síntese de massa muscular e recuperar o glicogênio perdido no esporte (estoque de energia). Confira dicas de pré e pós-treino:

Pré-treino
Tubéculos cozidos e temperados com azeite e ervas: batata doce, mandioca, batata, inhame e frango desfiado com creme de ricota;
Tapioca polvilhada com semente de chia + ovos mexidos com pedaços de queijo branco;
Frutas diversas.

Pós-treino
Carnes, ovos, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura, soja e outras leguminosas como grão de bico, lentilha, feijões;
Arroz integral, quinoa, alimentos integrais;
Legumes e verduras.
Vamos nos manter sempre ativos, comer bem e ser feliz com qualidade de vida e muita saúde!

Texto: Roberta Lara

Fonte: redeglobo.globo.com

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