Você está comprometendo sua saúde mental com esses 7 hábitos

Não é só o que você pensa que compromete sua saúde mental todos os dias. Corpo e saúde física desregulados também são uma bomba-relógio para a mente!
5 out

Você está comprometendo sua saúde mental com esses 7 hábitos

Não é só o que você pensa que compromete sua saúde mental todos os dias. Corpo e saúde física desregulados também são uma bomba-relógio para a mente!

Você sabe o que é saúde mental? Conforme especialistas no assunto, esse termo diz respeito ao nível de qualidade de vida cognitiva (ou seja, relacionada aos seus pensamentos) e emocional das pessoas, ou a ausência de uma doença mental; falando de forma mais literal.

Nesse último caso, quando você é diagnosticado com alguma doença relacionada à mente, é possível recuperar a saúde mental seguindo corretamente o tratamento indicado por especialistas.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que não é preciso ter um laudo psiquiátrico ou psicológico para estar com a saúde mental comprometida.

Nossos hábitos de vida, tanto físicos quanto emocionais, são capazes de nos deixar mais ou menos sadios em termos psicológicos. O mais interessante de tudo é que quase sempre esses desarranjos acabam refletindo em nossa saúde física.

Abaixo, como você vai ver, separamos alguns dos principiais hábitos que mantemos e que têm o poder de comprometer nossa saúde mental e emocional de formas inomináveis.

Esses 7 hábitos comprometem sua saúde mental:

1. Má postura

Pode até parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas manter a coluna reta na hora de se sentar ou até mesmo durante o caminhar pode reduzir os sintomas da depressão. Quem afirma isso é um estudo publicado pelo Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry.

O simples fato de você manter a boa postura na maioria do tempo aumenta a estoestima, a positividade, melhora o humor e reduzir a fadiga.

2. Culpa

Carregar sentimentos de culpa é um dos piores hábitos para a saúde mental. Esse problema faz com que a maioria de nós carrega nos ombros problemas que não são nossos de verdade e que, por não podermos resolver, acabam nos frustrando.

Esse, com certeza, é um fator que compromete a autoestima, a autoconfiança e que colabora para o humor deprimido.

3. Sedentarismo

Além das complicações para o funcionamento do corpo, com para o coração; não ter o hábito de praticar exercícios físicos compromete também sua saúde mental.

Especialistas apontam que a prática de exercícios físicos pode, inclusive, ajudar a aliviar os sintomas da depressão devido à descarga da endorfina, hormônio diretamente ligado ao prazer e à felicidade.

Sem contar que o exercício físico regular ocupa a mente, promove interação social, ajudar a aliviar o estresse e estimula práticas de vida mais saudáveis.

4. Negatividade

Pessoas que são constantemente negativas, que não acreditam em nada, nem em ninguém, costumam ter uma saúde mental mais frágil. Isso acontece porque a negatividade alimenta vários sentimentos ruins, como o de fracasso.

Pensamentos negativos criam barreiras que nos impedem de alcançar nossos objetivos e isso atrapalha no crescimento pessoal e em outros campos da vida. Ser negativo também desperta ansiedade e depressão.

5. Vício em celular

Usar o celular o tempo todo é algo que acaba com a sua saúde mental de várias maneiras. Mesmo que você não esteja acessando as redes sociais, ao ficar constantemente ligado nas notificações de seu smartphone pode causar dependência.

Isso pode ser observado facilmente no comportamento de pessoas que sentem necessidade, o tempo todo, de checar o celular para verificar se chegou alguma mensagem ou se recebeu alguma nota de suas redes sociais.

Isso também desperta ansiedade, estresse crônico, baixa autoestima e pode até mesmo somar para o desenvolvimento de uma depressão.

6. Arrependimento

Assim como a culpa, o arrependimento é um sentimento capaz de desestabilizar sua saúde mental, até porque não maioria dos casos carregamos essa carga negativa sobre coisas que não podemos mais mudar.

Um estudo desenvolvido pela Psychology Today apontou, por exemplo, que o arrependimento é mais comum em cultura em que as pessoas têm maior liberdade de escolher seus caminhos para a vida, como a cultura ocidental.

Estar constantemente arrependido leva à depressão, à ansiedade, pode causar problemas de sono e dificuldade de concentração.

7. Sono irregular

Problemas para dormir costumam ser um dos principais sintomas de um saúde mental comprometida. Sem contar que quando você não descansa, não é só seu emocional que fica abalado, mas também sua estabilidade física.

O sono nos ajuda a enfrentar os problemas de uma forma mais tranquila, uma vez que estamos descansados e dispostos. Por outro lado, uma noite mal dormida nos deixa negativos, mau humorados e irritados.

Estudos comprovam, aliás, que 90% das pessoas que sofrem de insônia acabam desenvolvendo depressão depois de um tempo.

E então, quantos desses hábitos destrutivos você mantem em seu dia a dia? Será que sua saúde mental está estável?

Texto: Renata Medeiros

Fonte: Segredos do Mundo R7

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA

EnglishPortuguese