Dieta dos celíacos vai além da alimentação

Os adeptos a dieta sem glúten precisam evitar cosméticos, maquiagens, produtos de higiene e até mesmo remédio
11 out

Dieta dos celíacos vai além da alimentação

Os adeptos a dieta sem glúten precisam evitar cosméticos, maquiagens, produtos de higiene e até mesmo remédio

Celíacos estão restritos aos produtos naturais, isentos de glúten.

Muita gente acredita que a dieta para o celíaco se limita a alimentação sem glúten. Mas, o que alguns não sabem ainda é que para eles nenhum tipo de produto pode ter glúten, inclusive cosméticos e maquiagens, produtos de higiene pessoal e até remédios. O problema é que, ao contrário do que acontece com os alimentos, cosméticos e remédios não são obrigados a fornecer, nas embalagens, a informação “contém glúten”. Por isso, muitos celíacos podem estar entrando em contato com o glúten mesmo sem saber.

A farmacêutica, Luiza Scardua orienta que assim como a sua farmácia já faz, o estabelecimento que atende este público deve oferecer 100% dos seus produtos sem glúten. Desta forma, evita-se qualquer tipo de contagio com itens que contenham a substância. O cuidado deve ser redobrado, principalmente, para quem tem dermatite herpetiforme, uma das variáveis da doença celíaca.

“O que se observa nestes casos é uma reação do sistema imunológico contra uma região da pele, associada a sensibilidade ao glúten. E para não correr o risco de haver, nem mesmo a contaminação dos objetos usados para a fabricação dos medicamentos e dermocosméticos, a melhor opção é não inserir este componente em nenhum dos produtos. Basta substitui-lo por outros ativos naturais, que possuem o mesmo efeito”, conta.

Texto: Redação

Fonte: Novo Folha Vitoria

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA

EnglishPortuguese