PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS

A utilização da pimenta na culinária é milenar, mas esse tempero carrega consigo simbolismos espiritual, energético e vários significados místicos.
24 nov

Pimenta: Simbolismos e significados

A utilização da pimenta na culinária é milenar, mas esse tempero carrega consigo simbolismos espiritual, energético e vários significados místicos. Por isso, não é à toa que é usado como amuleto da sorte. Vamos saber mais sobre isso?

Em tempos antigos era consumida pelos asiáticos e europeus, mas através do intercâmbio dos povos, acabou ficando conhecida no mundo inteiro. No século XV, a pimenta se tornou um tempero de destaque e alto valor.

Existem vários tipos de pimentas, mais de 200 espécies.

Na alimentação além de ser utilizada como tempero e conferir um sabor ardido à comida, a pimenta traz vários benefícios à saúde, pois age como estimulante do fluxo sanguíneo, tônico geral, indutora da produção de serotonina e dopamina, atua como analgésico e anti-inflamatória e tem ação bactericida.

A pimenta é um alimento termogênico, ou seja, tem propriedade estimulante, ativando o nosso metabolismo.
Este vegetal também pode ser empregado em remédio fitoterápico e caseiro para tratar infecções pulmonares, vermes, dores de estômago, entre outros.

Mas, além desses usos culinários e medicinais, a pimenta tem vários significados místicos, espirituais e energéticos. É o que será explicado neste conteúdo, acompanhem e saibam mais.

1. Pimenta como Símbolo de Proteção
Uma forma bem antiga de utilização da pimenta como símbolo místico é seu uso como amuleto de proteção para afastar energias negativas ou, tendo uma pimenteira na habitação, como forma de proteção energética do ambiente.

Para os místicos, esotéricos e espiritualistas, a pimenta simboliza a energia, a proteção, a prosperidade, a sorte, sensualidade e sexualidade.

Devido ao seu significado místico, a pimenta é utilizada em muitas culturas e linhas místicas e religiosas como amuleto o talismã de sorte e proteção.

Esses poderes da pimenta são atribuídos às suas características marcantes: vigorosa, estimulante, ardente, vermelha e intensa.

Por ser considerada um amuleto de proteção é utilizada até de forma popular e tradicional, para afastar energias maléficas vindas de mau olhado e inveja.

Tem gente que planta pimenteira na entrada de casa, como forma de proteção, para afastar toda negatividade e atrair sorte e prosperidade.

Segundo as tradições mística e popular, quando a pimenteira morre é devido ao excesso de energia densa e negativa no ambiente, isso ocorre, sob a ótica do misticismo, porque a planta sente as más energias e, ao secar, sinaliza que o ambiente está muito carregado.

Dessa forma, é importante nossa harmonização interna, pois não adianta nada utilizar um amuleto ou ter uma planta em casa se estivermos desalinhados de nosso SER e nos alimentando e nos abastecendo de coisas prejudiciais e negativas.

2. A Pimenta como Tatuagem
A tatuagem de pimenta pode ter vários significados como: sorte, prosperidade, vigor, proteção, ou sensualidade.

A escolha da tatuagem irá depender do que a pessoa quer expressar com este símbolo em sua pele.

TATUAGENS VEGANAS – BELEZA E ARTE SEM CRUELDADE ANIMAL
3. Amuleto de Pimenta usado como Pingente
Há muito tempo se faz uso da pimenta como amuleto de proteção e defesa energética e, uma das formas mais tradicionais, é o pingente, que pode ser usado em gargantilhas, colares, pulseiras ou chaveiros.

4. Sonhar com Pimenta – Significados
Ao interpretar seus sonhos, leve em consideração o seus estado mental e emocional e as circunstâncias que está vivendo, considere o que representa a pimenta para você, pois sonhar com pimenta pode significar várias coisas de acordo com cada pessoa.

De forma genérica, sonhar com pimenta tem vários significados, vejam alguns deles:

Comendo pimenta:
Significa fase de desafios no campo profissional.

Temperando comida com pimenta:
Representa que há necessidade de mudança na vida.

Pimenta verde:
Evite ansiedade, principalmente no trabalho.

Pimenta amarela:
Necessidade de diálogo no relacionamento.

Molho de pimenta:
Pode surgir nova paixão.

Pimenta em pó:
Problema está próximo da solução.

Comprando pimenta:
Revela que o sonhador irá usufruir de novos e bons momentos.

Pimenta em conserva:
Boas perspectivas na carreira profissional.

Moendo pimenta:
Pode indicar mal-entendidos e problemas de relacionamentos.

5. O Sentido Espiritual da Pimenta
A pimenta devido às suas características: vermelha, ardente e estimulante, está associada ao elemento fogo.

Por ser picante, de coloração forte e de ardor intenso, costuma ser relacionada à sexualidade, a paixão, magnetismo, prazer e excitação.

A pimenteira é uma planta radiante e viva, mas muito sensível aos fluídos etéricos e vibrações magnéticas do ambiente, captando com facilidade as energias negativas. Por isso se tornou símbolo de proteção energética.

Se quiser ter essa planta, com sua beleza e vivacidade, em sua moradia, cuide bem dela, mas também zele pela harmonia de seu lar.

COMO PLANTAR PIMENTA. CONSELHOS PRÁTICOS, FÁCEIS E COMPLETOS

Ambiente pesado é prejudicial a todos, mas afeta mais facilmente crianças, plantas e animais, portanto para evitar que isso ocorra, eleve sua energia, acalme sua mente e equilibre suas emoções.

Saia da sintonia do mal e das baixas frequências! Não que um objeto com a figura da pimenta não te ajude nisso!

Muito pelo contrário… E é até muito bonito!

Texto: Deise Aur

Fonte: Green Me

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA

EnglishPortuguese