Dieta Low Carb – Benefícios

Para quem precisa emagrecer, ou mesmo já está no seu peso ideal, existem diversas formas de manter o corpo magro e saudável. Uma das dietas mais famosas hoje em dia, é a dieta low carb.
1 dez

Dieta Low Carb – Benefícios


Para quem precisa emagrecer, ou mesmo já está no seu peso ideal, existem diversas formas de manter o corpo magro e saudável. Uma das dietas mais famosas hoje em dia, é a dieta low carb.

O QUE É A DIETA LOW CARB?
A dieta low carb tem como objetivo, diminuir a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente. Os carboidratos são responsáveis por dar energia ao corpo, e liberarem a glicose na corrente sanguínea, como por exemplo:

-Batata, arroz, macarrão, farinha branca, mel, açúcar do xarope de milho, pães, bolos, roscas, e presente no leite e produtos lácteos (lactose) e nas frutas (frutose).

Em uma alimentação normal, o corpo precisa de 50 a 55% de ingestão de carboidrato o dia todo. Na dieta low carb, esse consumo de carboidratos passa a ser de 45% durante o dia todo.

Os nutricionistas não recomendam um consumo de carboidratos menor do que esse, pois, pode fazer com que o corpo não absorva adequadamente os nutrientes necessários.

Os alimentos recomendados nessa dieta, são o arroz integral, macarrão e os pães integrais, pois possuem baixo índice glicêmico, ou seja, se digerem mais lentamente no corpo, evitando picos de insulina no sangue.

-Outros alimentos com baixo índice glicêmico, são: a abobrinha, a couve-flor, brócolis, acelga, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, cogumelo, aipo, alface e alho-poró.

EFEITOS ESPERADOS DA DIETA LOW CARB
Essa dieta auxilia no emagrecimento, porque força o consumo de carboidratos saudáveis, e a perda de peso se dá de forma mais natural e progressiva.

Assim, as moléculas de glicose contidas no carboidrato saudável, serão necessárias para fornecer energia para a próxima refeição, e não aconteça um ganho de peso, nesse período.

Quando estamos satisfeitos, o organismo libera o glucagon, que é responsável por mandar uma resposta ao cérebro, indicando que já não estamos mais com fome. Se não houver essa mensagem, o acúmulo de gorduras e açúcares, começam a ser frequentes no corpo.

Os alimentos de origem integral e fibras, fazem muito bem ao organismo. Além de limpar o corpo de toxinas e gorduras, regula o intestino e equilibra os níveis de glicose no sangue.

-A prevenção da diabetes é observada na dieta low carb;

-Dá saciedade, o que impede o consumo compulsivo de alimentos altamente calóricos;

-Faz emagrecer com saúde, de maneira progressiva e eficaz.

A batata doce e a abóbora, devem ser consumidas de maneira moderada, pois, possuem uma alta carga glicêmica, com muitos carboidratos, sendo indicadas para quem precisa ganhar massa magra, e não para emagrecer.

As proteínas e as frutas, também devem ser incluídas nas refeições e intervalos, como os peixes, ovos, leite, queijo branco, iogurte integral, soja, quinoa, carne vermelha e branca, abacate, pêssego, morango, aveia, melão e coco.

Além disso, a prática de um tipo de atividade física que se goste, é muito importante, pois, não adianta seguir uma reeducação alimentar, se a energia e a gordura acumuladas, não serão devidamente queimadas, e consumidas integralmente.

Texto: Redação

Fonte: Tve Brasil

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