Lake Vilas Charm Hotel


Blog

5 Benefícios do Suco de Verduras – Como Fazer, Receitas e Dicas

25 de setembro de 2017

sucoverde

Quem não está cansado de saber que é muito importante consumir verduras no dia a dia, porque elas são fontes de nutrientes que o nosso organismo requer para permanecer saudável?

Para quem não gosta e não consegue consumir esses alimentos saudáveis in natura, em saladas ou de maneira cozida ou refogada, há a alternativa de juntá-los e preparar o chamado suco de verduras.

E é justamente a respeito dessa bebida que vamos conhecer alguns dos benefícios trazidos, além de aprender algumas receitas. Vamos nessa?

1. Praticidade

Misturar vários ingredientes na receita de um único suco de verduras pode facilitar a vida de quem vive na correria e, como todas as outras pessoas, necessita seguir uma alimentação saudável. Isso porque é mais rápido fazer uma só bebida do que preparar diferentes saladas ou refogar e cozinhar diferentes verduras, não é mesmo?

Para quem estiver pensando em armazenar a bebida para tomar posteriormente, vale a pena saber que para aproveitar bem os valores nutricionais, o ideal é tomar o suco imediatamente. No entanto, se isso não for possível ou não der para fazer a bebida toda hora, recomenda-se tomar cuidado na hora de guardar o suco, como você poderá conferir mais abaixo.

Por outro lado, o suco de verduras não é mais saudável do que comer as verduras em si, porque não permite que o organismo tenha acesso a mais nutrientes – na realidade, a verdura em forma bebida tem a sua disponibilidade de nutrientes diminuída. Durante o preparo do suco de verduras, a maior parte do teor de fibras do vegetal é eliminado.

2. Facilita a digestão

A maior parte das pessoas sofre com uma digestão prejudicada que é fruto de uma alimentação de baixa qualidade ao longo dos anos, o que limita a habilidade de absorver todos os nutrientes vindos dos vegetais.

Consumir as verduras em forma de suco ajuda a fazer com que esses alimentos sejam pré-digeridos. Isso é útil para que a maioria dos nutrientes disponíveis no suco sejam recebidos pelo organismo no lugar de serem eliminados durante as idas ao banheiro.

3. Poucas calorias, muitos nutrientes

Uma vantagem associada às verduras pelo doutor é que elas oferecem poucas calorias ao mesmo tempo em que são fonte de diversos nutrientes fundamentais para que o nosso organismo funcione corretamente.

Ainda que em um suco de verduras nem todos os nutrientes sejam aproveitados, este não um suco calórico (já que as próprias verduras costumam ser pobres em calorias), desde que não seja adicionada uma quantidade significativa de açúcar ou outros ingredientes calóricos à receita, obviamente.

Assim, para quem se encontra em um processo de perda de peso, vale a pena aderir ao suco de verduras e tomá-lo no lugar de outras bebidas que carregam muitas calorias e poucos nutrientes, como refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas e milkshakes, por exemplo.

Obviamente, para atingir o objetivo de emagrecer, será necessário que todo a alimentação da pessoa seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada, com foco na perda de peso – até porque o suco de verduras não faz mágica.

4. Consumir uma variedade maior de verduras

Algumas pessoas têm o costume de ingerir os mesmos tipos de verduras diariamente, o que pode acontecer por comodismo, por não saber preparar outras verduras, pelo receio de experimentar novas verduras ou por não gostar de outros tipos de verduras.

Esse hábito não é tão bacana porque aumenta as chances de desenvolvimento de alergia em relação a determinado alimento. A vantagem do suco de verduras neste sentido é que ele permite misturar uma série de alimentos de uma única vez, fazendo com que seja mais fácil consumir uma variedade maior de verduras.

Além disso, a bebida é fácil de ser preparada e a mistura de diversas verduras pode mascarar o gosto de uma ou outra que não seja tão agradável assim.

5. Fonte de antioxidantes

As verduras que possuem concentrações elevadas de vitamina A, vitamina C e vitamina E, de minerais como o selênio e o zinco e de aminoácidos como a cisteína e a glutationa são considerados alimentos que servem como fonte de antioxidante.

Os antioxidantes desses alimentos são mantidos durante o preparo do suco com os vegetais crus. Mas você sabe para que os antioxidantes servem?

Segundo esclareceu o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos causados por substâncias prejudiciais ao organismo, conhecidas pelo nome de radicais livres, que danificam o DNA e cujo acúmulo está associado ao processo de envelhecimento do corpo e ao desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

Algumas das verduras que servem como fonte de antioxidantes são: brócolis, couve, espinafre, repolho roxo e alface roxa, por exemplo.

Como fazer – Receitas de suco de verduras
1. Suco de espinafre com repolho
1 maço de espinafre;
½ repolho
Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem o espinafre e o repolho e passar na centrífuga de sucos; Acrescentar o açúcar ou mel ou adoçante e servir-se imediatamente.

2. Suco de couve e agrião

Ingredientes:

1 punhado de couve;
1 punhado de agrião;
½ limão;
1 colher de sobremesa de azeite de oliva;
1 pitada de sal (opcional).

Modo de preparo:

Lavar bem as verduras e colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

3. Suco de brócolis, com aipo e alecrim

Ingredientes:

4 ramos de brócolis;
2 talos de aipo;
2 colheres de sopa de alecrim picado;
500 ml de água;
Sal a gosto;
Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as verduras e levá-las ao liquidificador juntamente com a água e o sal; Bater, adicionar o gelo e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco de verduras imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz é que pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional do suco, a nutricionista Monica Reinagel explicou que o melhor é preparar o suco com ingredientes frescos.

Ela também confirmou a importância de consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Para quem não pode beber na hora, a nutricionista aconselhou congelar o suco como a melhor maneira de reter os nutrientes. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Texto: Redação

Fonte: Mundo Boa Forma

Lake Vilas Charm Hotel & SPA