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5 maneiras de aumentar a serotonina no cérebro para combater a depressão e melhorar a sensação de bem-estar

24 de outubro de 2017

idososrindo
Segundo dados da OMS, 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, e o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

Partindo desse princípio, precisamos conhecer formas de combater esse problema, e é o que mostraremos agora, como combater a depressão apenas adotando alguns hábitos.

Antes de se saber como combater ou amenizar a depressão, é preciso entender que a serotonina é a grande responsável pelo funcionamento dos neurotransmissores, estimulando diferentes áreas do corpo, sendo, inclusive, responsável pelo humor, sono, apetite, memória, aprendizagem, desejo sexual e etc.

Ou seja, a serotonina, é uma substância química relacionada à depressão que, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre precisa ser estimulada com a ajuda de medicamentos que, diga-se de passagem, só podem ser utilizados com a supervisão de um profissional, com receita médica, já que podem causar sérios efeitos colaterais.

Que fique claro, serotonina não é algo que possa ser comprado em farmácias, ela é uma substância que, quando em baixa no cérebro, pode gerar quadros de depressão.

Então, a baixa concentração de serotonina no organismo pode levar não só à depressão, mas ao aparecimento de problemas como:

-Mau humor

-Irritabilidade

-Inibição do desejo sexual

-Dificuldade no aprendizado

-Distúrbios de memória e de concentração

-Sonolência

-Vontade de comer doces

-Comer a toda hora

O que muita gente não sabe, no entanto, é que existem meios naturais de estimular a produção dessa substância, evitando possíveis efeitos colaterais.

Confira algumas dicas para combater a depressão, melhorando a sensação de bem-estar, sem precisar apelar para medicamentos.

1. Sol
Acredite, o sol pode fazer milagres, e um pouquinho só já basta para aumentar a serotonina no cérebro.

Por isso, a dica, que também ajudará a entrar em forma, é apelar para caminhadas sob o sol, por 15 ou 20 minutos todos os dias, de preferência, pela manhã, que é quando o sol, por não estar tão forte, é mais saudável.

2. Chiclete
Sabia que um chiclete pode fazer muito pelo seu astral?

Pois é, ele ajuda a reduzir a fome, além de, claro, relaxar.

3. Música
Acho que essa todo mundo sabia, ouvir música, não só eleva a serotonina, diminui o hormônio do stress.

Enquanto sons lentos ajudam a diminuir a frequência cardíaca, atuando como calmantes naturais, os sons mais acelerados ajudam a liberar a tensão.

4. Massagem
As massagens não poderiam ficar de fora, não é?

Quem não gosta de uma boa massagem?

Então, a boa notícia é que elas estimulam a serotonina, aumentando o hormônio do prazer, a dopamina.

5. Meditação
Nem precisavam dessa comprovação, mas, segundo pesquisas, meditar faz muito bem tanto para o psicológico, quanto para o físico, diminuindo as taxas de cortisol no cérebro.

Pronto, agora é investir nesses hábitos para combater a depressão, não esquecendo, no entanto, de dar uma atenção especial à alimentação, já que alguns alimentos são ricos em triptofano, aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do bem-estar”.

Alguns desses alimentos são:

-Chocolate preto

-Vinho tinto

-Banana

-Abacaxi

-Tomate

-Carnes magras

-Leite e seus derivados

-Cereais integrais

-Castanha do Pará

A dica é procurar consumir esses alimentos diariamente, em pequenas porções, várias vezes ao dia.

Texto: Redação

Fonte: Meu Estilo – R7

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