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6 atividades que melhoram o bem-estar físico e mental

14 de janeiro de 2019

Estar com o corpo em movimento é uma maneira de diminuir os riscos de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão.

Vários estudos científicos já mostraram que há uma ligação entre ser fisicamente ativo e ter bem-estar mental. Sair do sedentarismo melhora aspectos como sono, humor e memória, além de ter efeitos antidepressivos.

“Quando o corpo movimenta, há a produção de endorfina, um hormônio responsável por causar sensação de bem-estar e prazer. Por isso, os exercícios são uma ferramenta muito indicada para pacientes depressivos ou com quadros de ansiedade e estresse”, explica o médico do esporte Guilherme Borges.

Para os quadros de ansiedade, são recomendadas atividades físicas aeróbicas moderadas. Além de um tratamento livre de efeitos colaterais, as atividades também são extremamente benéficas para a saúde física. Porém, é importante dizer que quem faz uma caminhada ou corrida esporádica não consegue ter o resultado esperado. Segundo o médico, é preciso manter uma rotina ativa, se exercitando de três a cinco vezes na semana.

Vale lembrar que atividade física é qualquer movimento corporal capaz de gerar um gasto energético maior do que o dos níveis de repouso do corpo. Já o exercício físico é uma atividade planejada e repetitiva, como ginástica localizada, por exemplo.

Confira algumas atividades aeróbicas que podem ajudar tanto no bem-estar físico como no mental:

Dança

A dança desperta vários aspectos cognitivos e afetivos, através dela, as pessoas conseguem expressar suas emoções e descarregar as tensões. Por isso, é muito comum os especialistas indicarem essa prática para o alívio de estresse, ansiedade e aumento do autoestima de seus pacientes.

Natação

Quem nunca ouviu dizer que fazer natação ajuda a dormir melhor? Isso acontece porque atividades dentro da água ajudam a controlar o ritmo da respiração, o que é capaz de diminuir a ansiedade, a grande inimiga do sono. Além disso, os exercícios na água ajudam no combate a hipertensão e melhoram o alongamento e trabalham a consciência corporal.

Corrida

A lista de benefícios da corrida também é extensa. Correr faz bem para a mente, para o humor e melhora a disposição. E essa não é apenas uma sensação. A ciência comprovou que a corrida pode ser uma excelente terapia alternativa para combater o estresse e a depressão.

Por ser uma atividade aeróbica, a corrida libera endorfina e monoamina, os neurotransmissores que provocam excitação e aquela gostosa sensação de prazer.

Pedalar

A atividade fortalece o coração, melhora a resistência muscular, aumenta o fôlego, além de contribuir para o controle emocional e bem-estar psicológico.

Yoga

A prática constante de Yoga é capaz de combater a depressão, ao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo. Outro imenso benefício da Yoga é o autoconhecimento corporal. Os iogues mais antigos são capazes trabalhar melhor as emoções ruins como raiva e medo, sentimentos ligados a distúrbios como diabetes e problemas cardíacos.

Alongamento

O alongamento é uma atividade poderosa para estimular a liberação da serotonina, um neurotransmissor do prazer. Perfeito para melhorar a postura e otimizar a flexibilidade do corpo, o alongamento é um dos exercícios mais indicados para quem está estressado e deseja relaxar.

Texto: Redação

Fonte: Catraca Livre

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