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Queijo Cottage ou Ricota – O Que é Melhor para Dieta?

27 de outubro de 2017

cottage e ricota

Será que queijo e dieta para emagrecer combinam? Tudo depende da maneira como o alimento é utilizado. Além de saber consumir o ingrediente com moderação, é importante saber que tipo de queijo é o mais indicado para atingir os objetivos dentro do programa alimentar.

Queijo cottage ou ricota?
Vamos analisar dois tipos de queijo e saber qual deles é o mais indicado para um programa de emagrecimento: o queijo cottage ou ricota?
Assim, começaremos a nossa análise verificando o teor calórico de cada um desses alimentos.

Tipo de queijo Quantidade de calorias Tamanho da porção
Queijo cottage 64 calorias 2 colheres de sopa – 50 g
Queijo cottage zero lactose 40 calorias 2 colheres de sopa – 50 g
Queijo cottage magro – 1% de gordura do leite 36 calorias 50 g
Ricota fresca 71 calorias 2 colheres de sopa – 50 g
Creme de ricota 103 calorias 50 g
Creme de ricota light Aproximadamente 61,5 calorias 50 g

Com as informações destacadas acima, podemos concluir que a partir do ponto de vista calórico, o queijo que é o mais apropriado para a dieta com foco no emagrecimento é o queijo cottage magro, com apenas 36 calorias.

Entretanto, não podemos afirmar que as outras versões do queijo cottage e da ricota sejam necessariamente negativas para uma dieta com o objetivo da perda peso.
Isso porque os seus valores calóricos não são exorbitantes. Ou seja, se você consumir o queijo cottage ou ricota em um contexto de alimentação controlada, equilibrada e nutritiva, sem que sejam feitos exageros nos tamanhos das porções, eles provavelmente não trarão grandes problemas.

A composição também importa
Entretanto, quando vamos analisar os efeitos de determinado alimento em relação à dieta para emagrecer, não devemos nos ater somente à quantidade de calorias encontradas nele. Também é necessário que conheçamos a sua composição, principalmente no que se refere aos nutrientes que influenciam a perda de peso.

As proteínas
O queijo cottage e a ricota são fonte de proteínas e a tabela a seguir indica a quantidade do nutriente que é encontrada em diferentes versões dos dois queijos:

Tipo de queijo Quantidade de proteínas Tamanho da porção
Queijo cottage 6,6 g 2 colheres de sopa – 50 g
Queijo cottage zero lactose 9,3 g 2 colheres de sopa – 50 g
Queijo cottage magro – 1% de gordura do leite aproximadamente 6,2 g 50 g
Ricota fresca 6,2 g 2 colheres de sopa – 50 g
Creme de ricota aproximadamente 4,5 g 50 g
Creme de ricota light Aproximadamente 6 g 50 g

Caso você esteja se perguntando a respeito do papel das proteínas na discussão entre o queijo cottage ou ricota, saiba que um dos papéis que o nutriente exerce no organismo refere-se à manutenção dos músculos.

É importante compreender que o ganho muscular beneficia a eliminação de calorias. Pesquisas já indicaram que quando uma pessoa constrói músculos em seu corpo, ela passa a queimar mais calorias diariamente.

O acréscimo de 0,5 kg de músculo faz com que o corpo elimine entre 30 a 50 calorias a mais por dia. Ou seja, quanto mais músculos uma pessoa possui, mais calorias ela é capaz de queimar.

Aumentar a ingestão de proteínas ajuda a preservar os músculos enquanto o corpo passa por um processo de eliminação de gorduras.

Os músculos gastam mais energia do que a gordura e ter mais músculos enquanto perde peso também pode ajudar a limitar a desaceleração no metabolismo.

Mas não é apenas isso – o consumo de proteínas também está associado à saciedade. Isso acontece porque elas são digeridas de maneira mais lenta pelo organismo.

De acordo com a nossa tabela, o alimento que apresenta a maior quantidade de proteínas a cada 50 g de porção é o queijo cottage zero lactose. No entanto, o uso de outros tipos de queijo cottage ou ricota também pode contribuir com o fornecimento de proteínas ao organismo.

Pesquisa sobre o queijo cottage
Uma pesquisa divulgada no ano de 2015 na publicação Appetite (Apetite) mostrou como o queijo cottage pode auxiliar em relação aos níveis de saciedade do organismo.

O estudo comparou o poder de saciedade do queijo cottage ao dos ovos em um pequeno grupo de participantes voluntários. Durante o experimento, foi identificado que os dois contribuíram com o controle do apetite e que o efeito estava relacionado ao teor de proteínas encontrado nos dois alimentos.

Não é somente sobre o queijo
A decisão sobre o que é melhor para dieta pode contribuir com o processo de emagrecimento, entretanto, é necessário compreender que mais do que o consumo de um tipo de alimento em detrimento do outro, o que determina se o objetivo de perda de peso será alcançado ou não é o contexto do estilo de vida que a pessoa segue.

Até porque de que adianta escolher o queijo cottage ou ricota e abusar nas outras comidas e bebidas calóricas e nada nutritivas? Portanto, se você deseja emagrecer, além de escolher entre eles o que é melhor para dieta, é preciso transformar toda a sua alimentação.

A dieta deve ser controlada em relação ao consumo de calorias, sem exageros, porém suficiente para oferecer energia ao organismo, além de ser equilibrada do ponto de vista nutritivo. Vale a pena também começar a fazer um treinamento físico com regularidade como maneira de estimular a queima de calorias.

Melhor ainda se isso for realizado com o acompanhamento de nutricionista e instrutor físico. Esses profissionais contribuem não somente para que o objetivo de perda de peso seja alcançado, mas para que isso aconteça com segurança e saúde.

Texto: Redação

Redação: Mundo Boa Forma

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