Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Arranjos de Flores: Traga Alegria e Charme para sua Casa

15 de abril de 2017

flor

Não importa a estação, decorar sua casa com flores é uma ótima opção para deixar o ambiente mais aconchegante, charmoso e belo. Além de embelezar, as flores também são capazes de transmitir o sentimento de alegria ao cômodo em que são utilizadas, ainda mais se possuírem cores fortes e variadas.

Não há restrição de local, elas podem enfeitar até mesmo o banheiro ou cozinha, basta a criatividade se fazer presente e o arranjo estar em harmonia com a decoração do restante do ambiente. Não podemos nos esquecer do aroma que elas garantem ao local decorado.

De acordo com a personal home decor Patricia Junqueira, uma casa com flores é uma casa com alma. “Dessa forma, em uma decoração é muito importante que os arranjos florais estejam presentes, eles fazem toda diferença para deixar o ambiente ainda mais agradável”, explica.

Como utilizar flores na decoração

As opções são inúmeras. Hoje em dia, há no mercado flores naturais dos mais variados tipos e tamanhos, assim como peças artificiais com acabamento tão perfeito que se passam por naturais em diversas situações. O modelos artificiais contam com a vantagem de não necessitarem dos cuidados comuns às flores naturais, como a poda, exposição ao sol e a rega. Sem contar que sua durabilidade não possui estimativa em relação à uma flor natural.

Mas se você gosta do contato com a natureza e dispõe de tempo para fornecer os cuidados necessários, cultivar flores naturais pode ser considerado uma terapia. Poder ver as diferentes fases, desde a florada, o desabrochar das pétalas até o fim do ciclo é algo imperdível, sem contar que você sempre possuirá belos e variados arranjos naturais.

Para Patricia, o mais indicado é escolher o arranjo de acordo com as cores e o estilo da decoração. “Se for uma ocasião especial, como um almoço, por exemplo, você pode utilizar flores do campo, com cores mais fortes. Para um jantar, vale escolher espécies mais nobres, com tons mais claros, a não ser que queira dar destaque à decoração com os arranjos florais. Uma decoração escura com flores amarelo ouro fica linda”, revela.

Vale lembrar que a flor é um complemento à decoração do ambiente, sendo necessário observar as cores predominantes no mesmo e garantir que os tons do arranjo estejam de acordo. As azaleias, hortênsias e margaridas combinam com tons mais frios, complementando ambientes mais neutros.

Mas se você gosta de uma decoração mais ousada, utilizar flores com cores fortes irá garantir alegria ao cômodo. Calêndula, amor perfeito, begônia, cravina e as variedades de cravos, tulipas e rosas são opções ideais para cômodos com paredes pintadas em cores vivas.

Algumas flores, como jasmim e lírio branco, possuem perfume forte e por isso são mais indicadas para ambientes abertos e ventilados, garantindo que o seu perfume se espalhe pela casa e não se torne desconfortável. Há algumas flores tropicais, como orquídeas, copo de leite e bromélias que, além de belas, ainda são práticas, já que não necessitam de cuidados frequentes, possuindo boa durabilidade.

Como fazer arranjos de flores

Na hora da escolha as flores para a montagem de um arranjo, a profissional orienta levar em consideração se a espécie é de fácil manuseio. “As flores astromélia, rosas, gérbera e lisianthus se encaixam nesta categoria”, aponta.

“Na hora de elaborar o arranjo, sempre procuro misturar algumas folhagens. Gosto de deixá-lo com o formato arredondado, com as flores na mesma altura”, acrescenta. Bons exemplos de folhagens para uso ornamental são Ivone verde, liatris, phoetinia, pittosporum, portuguesa, ruscus, tango e xanadu.

“Já quanto aos vasos e cachepôs, o ideal é escolhê-los de acordo com a decoração: cristal, vidros, prata, porcelana ou cerâmica. Essas peças também fazem parte da decoração e, se você desejar, ele pode se destacar. Um bom exemplo é utilizar um cachepô de cerâmica chinesa ou portuguesa azul com flores amarelas. Você dá destaque para o vaso através do uso das flores”, ensina.

Arranjos com flores grandes pedem vasos maiores. Se preferir vasos de cristal, a personal home decor recomenda que seja feito um acabamento para que o cabo das flores não fique à mostra. Nesse caso, pode-se utilizar musgo, cipós ou cristais de água (bolinhas gelatinosas transparentes ou coloridas que incham ao contato com água).

O seguinte passo-a-passo indicado pela profissional possibilita montar um lindo arranjo de flores para seu lar. Se você preferir utilizar flores artificiais, não é necessário adicionar água ao vaso. Confira:

Materiais

Vaso de vidro;
Rosas;
Folhagem de caetê;
Cipó;
Tesoura para flores;
Musgos.

Passo a passo

Retire as folhas da rosa com a tesoura;
Meça o tamanho do talo das rosas junto ao vaso e corte-o no tamanho ideal;
Utilize o talo cortado como guia e corte o talo das rosas restantes;
Faça o arranjo mesclando rosas e folhagem de caetê;
Amarre-o com o cipó, garantindo que todos os cabos fiquem do mesmo tamanho;
Adicione musgo e água ao vaso de vidro;
Agora basta colocar o arranjo no vaso e decorar o local de sua preferência.
Ambiente lindos com arranjos de flores para inspirar
Elemento decorativo versátil, as flores — naturais ou artificiais — podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa. Independentemente do local, ajudam a trazer conforto e bem-estar à decoração. Confira dicas da profissional para utilizar as flores na decoração de diversas partes da casa:

Salas de jantar

Arranjo frequentemente posicionado no centro da mesa, vale ousar com vasos e flores grandes, levando em consideração, é claro, o tamanho da mesa em questão. Pode também decorar o aparador no canto da sala, trazendo mais charme ao ambiente. Aqui fica a dica de não escolher flores com perfumes muito fortes se o arranjo for utilizado no momento da refeição, já que pode interferir no sabor dos alimentos.

Salas de estar

Normalmente amplas, as salas de estar não apresentam restrições à flores de perfume acentuado. A dica é deixar pequenos arranjos de flores na mesa de centro ou de apoio. Neste caso, os arranjos em formato arredondado são preferência da maioria.

Quartos

Com o papel de ajudar na atmosfera de tranquilidade e romantismo, arranjos menores, com flores delicadas, como rosas e hortênsias e tons pastel são os mais indicados. Vale decorar o criado mudo, penteadeira ou cômoda.

Cozinhas

A localização do arranjo pode ser variada, desde mesa de cozinha ou armários à bancada de trabalho; em cima da geladeira ou no peitoril da janela. Aqui as cores ajudam a deixar o ambiente mais alegre, abuse. Flores como margaridas de tons variados são uma ótima opção.

Banheiros

Um arranjo pequeno em cima da bancada do banheiro faz toda a diferença. Um ponto de cor vibrante ajuda a trazer alegria para este ambiente com decoração predominantemente neutra. A dica é utilizar flores artificiais neste cômodo, já que não há incidência de luz natural, diminuindo o tempo de vida de flores naturais.

Ambientes externos

Com a decoração rústica como a mais utilizada, o ideal é investir em flores naturais e com tons variados, como gérberas, rosas e lírios, combinadas com belos vasos, cachepôs e até mesmo floreiras menores. Se deseja decorar a varanda, rabo-de-gato, bromélias, russélia e cacto estrela são boas opções.

Onde comprar arranjos de flores

Algumas lojas possuem a opção para adquirir flores e arranjos online. Confira alguns locais que disponibilizam este serviço e conheça um pouco mais destas empresas:

Felicitá Decor

A empresa Felicitá Decor proporciona, como o próprio nome diz, felicidade ao decorar. Conforme descrição da empresa, “buscam os melhores materiais, utilizando cerâmica branca delicada sem porosidade e uniforme para um perfeito acabamento e os arranjos decorativos artificiais são feitos, em sua maioria, em silicone, que são chamadas de real toque, e seda 100% importada sempre priorizando a qualidade”. Localizada no Rio de Janeiro, realiza entrega em todo Brasil. Clique para conhecer mais.

Giuliana Flores

Empresa fundada em 1990, a Giuliana Flores é uma floricultura situada na região da grande São Paulo. Criou o e-commerce em 2000, possibilitando assim a entrega em vários estados do Brasil. Possui lindos arranjos em flores naturais. Clique para conhecer mais.

Nova Flor

Empresa situada em São Caetano do Sul, em São Paulo, conta que seu surgimento se deu com “o intuito de ser uma opção de fácil acesso para quem deseja presentear com flores”. Possui entrega internacional, além de realizar entregas no Brasil inteiro. Seus arranjos são elaborados com flores naturais. Clique para conhecer mais.

Flores Online

Fundada em 1998, foi pioneira em disponibilizar seu serviço via internet. A Flores Online tem sede em São Paulo e disponibiliza cerca de 400 arranjos diferentes para a compra. Prometem ainda a entrega entre 1 a 2 dias ou no mesmo dia se for para São Paulo. Seus arranjos são fabricados com flores naturais selecionadas e ainda há a possibilidade de adicionar mais 150 itens ao produto final. Clique para conhecer mais.

Cecilia Dale

A empresa de decoração e móveis foi fundada em 1981, entrega seus produtos por todo o Brasil. Possui loja própria nas cidades de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro, além do seu e-commerce. Com flores artificiais de ótima qualidade, seus lindos arranjos encantam a qualquer um. Clique para conhecer mais.

Em qualquer cômodo da casa, utilizar arranjos de flores para trazer mais alegria e beleza para seu lar é uma ótima opção. Aproveite e se divirta montando arranjos variados e fazendo combinações de flores e cores.

Texto: Ana Kordelos

Fonte: Tua Casa