Lake Vilas Charm Hotel


Blog

As melhores folhas para saladas, classificadas segundo seu valor nutritivo

22 de janeiro de 2019

Salada faz bem à saúde, como todo mundo sabe. Desde que você tome cuidado com as outras opções do cardápio, pode confiar que está cuidando bem de seu corpo se acompanhar tudo com uma salada de folhas verdes.

Mas nem todas as folhas verdes são iguais; algumas possuem valor nutricional muito maior que outras. O que você escolher no bufê de saladas pode fazer toda a diferença entre satisfazer totalmente sua dose diária recomendada de nutrientes ou apenas contribuir para ela.

Classificamos 8 folhas verdes comumente consumidas em saladas em ordem crescente de valor nutricional, com base na lista de frutas e verduras do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) .

Para determinar a densidade nutricional dessas folhas verdes, o CDC analisou em que grau elas satisfazem a necessidade diária média que as pessoas têm de 17 nutrientes importantes: potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e as vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.

O centro deu um escore específico de densidade nutricional a cada folha, numa escala de zero a 100, calculando em que grau 100 gramas de cada tipo de folha incluem as quantidades diárias recomendadas de cada um desses 17 nutrientes, com base em uma dieta de 2.000 calorias por dia.

O resultado:

8 – Alface americana
Escore de Densidade Nutricional: 18,28
Coitadinha da alface americana, não tem boa fama. Entretanto, mesmo ocupando o último lugar da lista, ela ainda contém fibras, potássio, zinco, cálcio, ácido fólico, vitamina A e vitamina K. Além disso tem alto teor de água, algo que é sempre positivo.

7 – Rúcula
Escore de Densidade Nutricional: 37,65
A rúcula tem a vantagem de possuir fitoquímicos, capazes de inibir o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Nada mau para uma salada verde.

6 – Couve
Escore de Densidade Nutricional: 49,07
Uma xícara de couve fornece todas as vitaminas A, C e K que precisamos em um dia. De quebra, possui três gramas de proteína.

5 – Alface romana
Escore de Densidade Nutricional: 63,48
A alface romana é uma ótima fonte de vitaminas K e A, além de ácido fólico.

4 – Alface crespa
Escore de Densidade Nutricional: 70,73
A alface é rica em potássio e vitaminas A e K.

3 – Chicória
Escore de Densidade Nutricional: 73,36
A chicória é uma boa fonte de tiamina, niacina e zinco.

2 – Espinafre
Escore de Densidade Nutricional: 86,43
O espinafre é carregado de nutrientes. Além de vitamina K e vitamina A, possui manganês e ácido fólico.

1 – Agrião
Escore de Densidade Nutricional: 100
O agrião contém 106% de nossa quantidade recomendada diária de vitamina K, 22% de vitamina A e 24% de vitamina C. Além disso, é rico em cálcio, ferro e magnésio.

Conhecimento é poder. Vá preparar uma salada!

Texto: Julie R. Thomson
Fonte: Huffpost
Noícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA