Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Automassagem pode aliviar incômodo muscular

21 de maio de 2019

A massagem ajuda a relaxar, desembaraçar e tirar a tensão dessas fibras, que ficam mais “macias” e livres para se movimentar sem causar dor.

As tensões acumuladas no trabalho, trânsito, rotina, muitas vezes se transformam em dor muscular. E uma das formas de aliviar essa dor é a massagem. Além das tensões, os erros posturais fazem com que as fibras musculares fiquem tensas, se contraiam e sofram pequenas lesões, o que provoca a dor.

Quando o músculo se contrai e não consegue mais relaxar, formam-se cristais de cálcio nas fibras, o que diminui a circulação de sangue. Quanto menos sangue circulando, menos oxigênio e menos relaxamento.

A massagem ajuda a relaxar, desembaraçar e tirar a tensão dessas fibras, que ficam mais “macias” e livres para se movimentar sem causar dor. O calor no local da massagem faz com que a circulação sanguínea também melhore, aumentando o oxigênio e a energia do músculo. Esse processo ajuda a aliviar a dor.

Automassagem

A fisioterapeuta Raquel Rosseti mostrou no Bem-Estar como fazer a automassagem. Para facilitar, é indicado usar óleo essencial, óleo de coco ou creme. O óleo essencial é mais indicado porque penetra na pele rapidamente e tem função específica.

Para dor nos pés: sente em uma cadeira, deixando as coxas afastadas do assento. Você pode massagear os pés com creme hidratante. Além de hidratar, alivia a dor. Os movimentos são do calcanhar para os dedos.

Para tensão no pescoço: a recomendação é fazer movimentos com as mãos no músculo “trapézio”. Os movimentos são circulares e ajudam a aliviar toda a região e não um ponto específico.

Para dor na lombar e glúteos: movimentos circulares com uma bolinha de tênis com a pessoa deitada no chão de barriga para baixo podem ajudar a aliviar a dor.

Contraindicações

Assim como a massagem pode ajudar e muito a aliviar a dor muscular, ela pode não dar resultados quando a origem da dor é outra. Em alguns casos, é até contraindicada, pois pode mascarar problemas mais graves ou piorar a dor.

Pessoas com lesões musculares e problemas circulatórios graves não devem receber massagem. O mesmo vale para quem tem infecções, febre ou lesões na pele.

Texto: Redação

Fonte: G1

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA