Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Ayurveda: a ciência da vida

3 de abril de 2017

Ayurveda em sânscrito significa a ciência da vida. Neste artigo vamos falar-lhe sobre a medicina Ayurveda, como se aplica e quais os seus benefícios.

massagem2

O Ayurveda é proveniente da Índia e existe há cerca de 7 mil anos.

Ainda hoje continua a ser a medicina oficial na Índia e tem vindo a difundir-se um pouco por todo o mundo, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

O QUE É O AYURVEDA?

ayurveda 5 elementos

A palavra Ayurveda tem origem no sânscrito e pode dividir-se em duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida.

Assim, Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria da vida e propõe uma vida saudável e sempre em harmonia com as leis da natureza de forma a que consigamos alcançar a felicidade.
A filosofia do Ayurveda assenta no pressuposto de que tudo no Universo, o nosso corpo físico inclusive, é composto pelos 5 elementos:

éter (Akasha);
ar (Vayu);
fogo (Agni);
água (Jala);
terra (Prithvi).

Os 5 elementos expressam-se na fisiologia humana através de 3 Doshas (humores) e as qualidades de cada Dosha estão diretamente relacionadas com as características de cada elemento.

Dosha Vata: é formado por éter e ar e tem como características a leveza, estrutura esguia, rapidez nas atividades, fome e digestão irregulares, sono leve e interrompido, entusiasmo, vivacidade, mudança de humor, tendência à preocupação, energia física e mental em explosões repentinas.

Dosha Pitta: é composto por fogo e água e é caracterizado por uma constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios; inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão; tendência à raiva e irritabilidade sob tensão; aversão ao sol e ao calor; quando em estado de equilíbrio, é caloroso e ardente nas emoções.

Dosha Kapha: é formado por água e terra e caracteriza-se por uma constituição forte e sólida, energia constante, gestos vagarosos e graciosos; personalidade calma e tranquila, tendência à obesidade, afeição, tolerância e generosidade; tendência à possessividade e complacência e busca consolo emocional nos alimentos.
De acordo com o texto Sushruta Samhita, que se encontra em sânscrito e cuja autoria é atribuída a Sushruta, o fundador da medicina Ayurveda, “quando os Doshas (humores), Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) estão na sua função normal, isto está associado à clareza dos sentidos, mente e alma”.

Segundo esta filosofia, mesmo que não tenha uma doença diagnosticada, se não houver equilíbrio entre todos os elementos, então considera-se que se está doente, pois a saúde é a integração de corpo, mente e espírito.

OBJETIVOS DO AYURVEDA

O Ayurveda tem dois objetivos principais:

1. PRESERVAR E PROMOVER A SAÚDE DAS PESSOAS SAUDÁVEIS

Através da abordagem terapêutica designada por Urjaskara Chikitsa. Esta é a abordagem que promove a saúde, a força, o vigor e a vitalidade nas pessoas saudáveis.

Nesta especialidade são utilizados 2 principais ramos do Ayuveda: Ramayana, ou o rejuvenescimento, que beneficia a saúde física, mental, emocional e social e Vajikarana, ou afrodisíaco, que promove a vitalidade e aumento da libido em pessoas com bom estado de saúde.

2. TRATAR PESSOAS COM DOENÇAS DIAGNOSTICADAS

Através da abordagem terapêutica Roga Nut Chikitsa. Esta abordagem divide-se em 6 ramos que apresentam terapias para as pessoas doentes em quadros de sofrimentos físicos e mentais:

Kaychikitsa – clínica médica ou medicina interna;
Agada Tantra – toxicologia;
Bhutavidya – psiquiatria e psicologia;
Kaumarbhritya – pediatria;
Shalya – cirurgia ayurvedica;
Shalakya – doenças da cabeça e pescoço.

COMO FUNCIONA O AYURVEDA?

Depois do profissional licenciado para o efeito, fazer a leitura do desequilíbrio de cada pessoa através da sua história detalhada e de um minucioso exame fisico, o profissional indica o tratamento que deve ser feito.

O Ayurveda utiliza medicamentos unicamente naturais e a sua utilização depende, obviamente, do diagnóstico feito inicialmente.

Uma vez feito o diagnóstico, o profissional de Ayurveda pode aconselhar diversos tratamentos naturais:

massagens com óleos ou sal e plantas medicinais;
banho de vapor aquecido;
medicamentos ayurvedicos de origem animal, mineral e vegetal, incluindo plantas medicinais;
dieta adequada a cada Dosha;
biopurificação e desintoxicação;
atividade física moderada;
prática de Yoga e meditação.

Texto: Sofia Martins

Fonte: Vida Ativa