Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Benefícios incríveis que o brócolis oferece à saúde

27 de maio de 2019

Dentre os inúmeros benefícios do brócolis, destaca-se seu teor de ferro e potássio, que ajudam a combater a anemia e evitar as dores nas articulações, respectivamente.

Amado por alguns, odiado por outros… O brócolis é uma verdura em forma de “árvore”, da família das crucíferas (composta também pelas couves).

Cresce de maneira abundante e sua cor verde escura chama a atenção, assim como sua forma e seu talo grosso não comestível.

Neste artigo falaremos mais sobre o delicioso brócolis, um grande aliado para a nossa saúde. Não percam!

O que o brócolis tem a nos oferecer?

O brócolis é uma espécie que cresce em climas frescos e prospera nos verões quentes. Costuma ser consumido cozido em água ou ao vapor (ainda que cada vez mais pessoas venham optando por comê-lo cru), e seu sabor é similar ao da couve-flor.

Os principais produtores de brócolis são China, Índia, Estados Unidos, Espanha e Itália.

Os nutrientes que o delicioso brócolis oferece são muitos; dentre eles podemos destacar os que aparecem em maior proporção: vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Além disso, tem doses consideráveis de fibras alimentares, selênio e luteína. Destaca-se por sua riqueza em ácido fólico, ferro e vitamina A.

Portanto, estamos diante de um poderoso alimento que não pode faltar em nossa dieta, e principalmente na de nossos filhos.

Brócolis: o alimento-remédio

Já sabemos que muitas verduras e frutas são usadas como “remédios” caseiros graças aos seus componentes e nutrientes.

No caso do brócolis, são muitas as propriedades que ostenta e os benefícios que podemos obter ao consumi-lo.

Graças aos seus fitonutrientes, pode-se afirmar que o brócolis serve para:

Reduzir o risco de câncer

Os glucosinolatos se encarregam de manter as células cancerígenas na linha. A sinigrina é outro dos nutrientes do brócolis que serve para esta finalidade: “estimula” a morte natural das células tumorais pré-cancerígenas no estômago e no intestino.

Também servem para prevenir o câncer de:

Laringe;

Fígado;

Pulmão ou de boca pra os fumantes;

De mama nas mulheres;

De próstata nos homens.

Melhorar a saúde cardíaca

O ácido fólico que o brócolis oferece é de vital importância porque permite não só absorver corretamente o ferro e evitar malformações nos fetos, mas também previne as doenças cardíacas.

Ao reduzir os níveis de homocisteína, o ácido fólico presente no brócolis evita infartos, arritmias e aterosclerose. Também é aconselhável para as pessoas com hipertensão.

Reduzir a anemia

O brócolis é um dos alimentos que oferece mais ferro e, portanto, é perfeito para os pacientes anêmicos.

Também funciona como uma excelente prevenção, principalmente no caso de pessoas com um risco maior de ter anemia:

*Gestantes;

*Mulheres com fluxos menstruais intensos;

*Pessoas que sangram muito pelo nariz;

*Mães em etapa de lactação.

*Favorecer a digestão

As vitaminas do complexo B que o brócolis contém servem para criar enzimas como, por exemplo, a pepsina, que favorece a digestão dos alimentos.

Caso sofra de flatulências ou tem problemas na flora intestinal, recomendamos que coma este vegetal pelo menos uma vez por semana.

Graças ao seu teor de fibras, esta verdura favorece o trânsito intestinal, elimina as toxinas do intestino e oferece uma boa sensação de saciedade.

Dessa maneira, é ideal para os que têm ansiedade por comer ou estão fazendo dieta para perder peso.

Melhora o humor e o nervosismo

Ao terminar de consumir o brócolis não só teremos uma sensação de saciedade, como também de bom humor e de bem-estar.

Isso se deve ao fato de que ajuda a produzir dopamina, uma substância encarregada de reduzir o nervosismo, o estresse e a depressão.

Por outro lado, o magnésio e o cálcio desta verdura:

*Regulam os ciclos de sono e previnem a insônia;

*Relaxam os nervos e os músculos;

*Regulam os batimentos cardíacos;

*Aumentam a energia.

*Comer brócolis é sinônimo de vitalidade e felicidade.

Evitar a retenção de líquidos

Tudo graças ao seu teor de potássio, que compensa o sódio acumulado no organismo por consumirmos muito sal. Se acaso tem edemas, hipertensão ou obesidade, não deixe de adicioná-lo em suas refeições.

Reduzir as dores articulares

O brócolis pode ajudar a acalmar a dor nas articulações devido ao potássio e à glutationa que contém. Ainda mais, é um alimento perfeito para as pessoas com artrite e artrose.

Melhorar nossa aparência externa

As propriedades antioxidantes deste vegetal crucífero permitem desintoxicar o corpo e ter uma aparência mais bonita e jovem.

Além disso, tem a capacidade de estimular a atividade hepática e depurar o sangue (o que se traduz em uma pele mais saudável), de prevenir a queda de cabelo; bem como de reduzir problemas da pele (acne, ressecamento, manchas).

Regular a glândula da tireoide

O brócolis pode diminuir a produção do hormônio da tireoide, e por isso é recomendável para pessoas com hipertiroidismo.

No entanto, não é indicado para pacientes com hipotireoidismo, já que pode reduzir muito os níveis de hormônios e causar problemas.

Para poder desfrutar de todos os benefícios do brócolis pode-se optar por cozinhá-lo no vapor entre 3 e 5 minutos para que não perca seus fitoquímicos e nutrientes (muitos deles se perdem em altas temperaturas) e depois grelhá-lo com azeite de oliva e alho.

Uma opção deliciosa e muito nutritiva!

Texto:  Redação

Fonte: Melhor com Saúde

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA