Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Bom saber – Estética, Saúde e Qualidade de vida

5 de abril de 2017

sorriso

Em um mundo dinâmico como o nosso, informações e conceitos são perdidos ao longo do caminho. Confusão de termos e ideias são comuns, mas podem atrapalhar nossa relação com o ambiente e com nós mesmos.

Estética, saúde e qualidade de vida são palavras incansavelmente repetidas e confundidas pelo leitor, que fica sem saber onde uma termina e começa a outra.

Mas estética é bem diferente de saúde, que por sua vez, é diferente de qualidade de vida. Mas você já se perguntou o que realmente significa essas palavras??

Vamos lá:

Saúde: É um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social.

Qualidade de vida: São parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. Pode ser chamada de “Condições de saúde”, ‘funcionamento social” e “qualidade de vida“.

São conceitos centrados na avaliação subjetiva do paciente, mas necessariamente ligados ao impacto do estado de saúde sobre a capacidade do indivíduo de viver plenamente.

Pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”

Estética: É uma palavra com origem no termo grego aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. No vocabulário comum, estética significa beleza, que está ligado ao corpo perfeito.

Com a nutrição podemos trabalhar com esses três conceitos, mas nem sempre estamos falando de saúde. Dietas da moda, dietas restritivas, e regimes estão diretamente ligados à estética e muitas vezes atrapalham e prejudicam a saúde de quem as pratica.

Reeducação alimentar trabalha com saúde, porque prioriza mudanças graduais na alimentação que poderão ser incorporadas aos hábitos do individuo e mantidas durantes toda à vida.

Ter saúde e qualidade de vida não significa ter um corpo perfeito. Significa aceitar nosso biótipo e manter um peso saudável que não irá acarretar em doenças no futuro.

Saúde significa poder comer de tudo com moderação, sair com os amigos e não deixar a vida social de lado. Significa escolher uma atividade física que te de prazer, não malhar para perder peso. Saúde global atende a qualidade de vida, mesmo não responde a estética corporal.

Ter saúde e qualidade de vida significa ser feliz com que nós somos de verdade, e entender que padrões de beleza não precisam ser alcançados, porque cada um possui a sua própria beleza.

Se você está querendo emagrecer procure sempre um nutricionista e não siga orientações da moda. Procure um profissional habilitado para promover mudanças em sua alimentação. Assim ele poderá trabalhar sua estética (se você quiser) mas com o maior cuidado para não comprometer sua saúde e qualidade de vida!

Texto: Redação

Fonte: Nutrivial