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Como montar um prato saudável

12 de outubro de 2017

prato saudavel

É comum ouvir que um prato colorido é sinônimo de uma refeição nutritiva. No entanto, para montar um prato saudável é preciso escolher corretamente os alimentos que vão compor a refeição, priorizando o consumo de legumes, verduras, leguminosas e carnes magras.

Segundo a nutricionista Thainá Queiroz, uma combinação interessante é criar um prato com cinco cores. “Pode conter um tipo de folhas verdes, uma porção de legumes ou verduras refogadas ou a vapor, um carboidrato, uma leguminosa e uma fonte de proteína”, explica.

Além de variar a alimentação no almoço e jantar, é importante não se esquecer do café da manhã e dos lanches entre as principais refeições. “O ideal é que o café da manhã contenha carboidratos, proteínas, boas gorduras e fibras. Já nos lanches intermediários, procure adicionar um farelo sobre as frutas para equilibrar os níveis de açúcar que são liberadas por ela. Boas opções são farelo de aveia, flocos de quinoa ou amaranto”, conta Thainá.

Para tornar a refeição um momento ainda mais prazeroso e benéfico ao organismo, a nutricionista dá algumas dicas. “Procure se alimentar sempre com calma, fracione as refeições e alimente-se a cada três horas. Quando fizer legumes, deixe por no máximo 5 minutos no vapor, assim irá preservar os nutrientes e a crocância dos alimentos”, ressalta.

Veja como montar um prato saudável:

Folhas verdes: como espinafre, agrião, alface, almeirão, rúcula.
Legumes ou verduras refogadas: couve-flor, brócolis, repolho, abobrinha, cenoura, beterraba, entre outros.
Carboidrato: arroz integral, quinoa cozida, mandioquinha inhame, cará.
Leguminosa: feijão, lentilha, grão-de-bico.
Proteína: carnes magras, cogumelos, ovos, peixes ou frango.

Texto: Redação

Fonte: Natue

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