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Conheça os alimentos que toda mulher deve comer sempre

16 de julho de 2019

Além de prevenir doenças, eles ainda dão energia e longevidade.

Praticamente a vida inteira ouvimos dizer que este ou aquele alimento faz bem ou que devemos comer de maneira correta e muitas vezes nem sabemos exatamente o porquê. Para o Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, em primeiro lugar, manter uma alimentação equilibrada após os 50 anos porque ela é um dos fatores fundamentais na prevenção de doenças. Em segundo, também traz benefícios para a saúde, trazendo mais energia e longevidade. “Com o passar do tempo, a alimentação traz um impacto na saúde e nas pessoas acima dos 50 anos ainda mais”, pontua.

Segundo o médico, os maiores erros observados na alimentação estão ligados à quantidade e qualidade do que colocamos no prato. “As pessoas até comem os alimentos certos, mas em quantidades excessivas, o que acaba aumentando as calorias. Há também aqueles que comem de uma maneira errada no que se refere à qualidade. A comida tem um efeito aditivo no nosso cérebro, ou seja, ela é viciante e a mistura de carboidratos e gorduras faz com que as pessoas comam mais”, explica.

Zilli insiste que para manter a saúde em dia, é importante evitar alimentos processados (como embutidos por exemplo), diminuir o consumo de proteína animal e dar preferência sempre por alimentos naturais, principalmente, frutas e legumes frescos. “Existem as chamadas zonas azuis do planeta, lugares como Japão, Itália, Grécia, Califórnia e Costa Rica, em que as pessoas têm uma dieta mais baseada em plantas, legumes e frutas in natura e pouca carne vermelha, e portanto, vivem mais”, explica.

“O consumo desses alimentos está associado a menos diabetes, obesidade e, com isso, menos infartos e derrames lá na frente”, alerta. “Quanto mais cedo as pessoas acrescentarem esses ingredientes na alimentação, mais benefícios terão em longo prazo”.

Veja a lista de alimentos que não podem ficar fora da usa dieta

Água: Ela deve ser sempre o primeiro ingrediente para manter o corpo saudável em qualquer idade. É a água que mantém o metabolismo em funcionamento e transporta vitaminas e minerais por toda a corrente sanguínea.

Castanha-do-pará: é a maior fonte de selênio, um ingrediente importante no sistema antioxidante, responsável por neutralizar radicais livres. Além disso, o selênio presente na castanha ajuda o bom funcionamento da tireoide.

Aveia: contém betaglucanas, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir níveis de LDL – o colesterol ruim – é bom para o intestino e evita o acúmulo de placas nas paredes das artérias.

Avocado ou Abacate: um superalimento, fonte de vitamina E, tem boa quantidade de proteína, baixo índice glicêmico e é rico em ácido oleico, que ajuda elevar os níveis de HDL (colesterol bom) e brecando a ansiedade.

Semente de abóbora: saúde total! Além de também possui propriedades antioxidantes, devido à vitamina E, também é rica em zinco, essencial para produção de anticorpos e fortalecimento do sistema imunológico e ferro, componente essencial da hemoglobina e de outras enzimas relacionadas ao metabolismo energético e responsável por manter a imunidade em dia e a anemia longe.

Couve ou couve orgânica (kale): elas se destacam pelo fator anti-inflamatório, antioxidante e anticancerígeno. A couve tem ainda propriedade desintoxicam-te, pois atua na limpeza hepática.

Peixe: os de água fria como sardinha, atum e salmão, são ótimas fontes de ômega 3, que auxilia na redução da pressão arterial e do risco de arritmia cardíaca e acidente vascular cerebral, o AVC.

Azeite: oferece ácidos graxos monoinsaturados, são anti-inflamatórios e favorecem o controle do colesterol, previnem doenças cardiovasculares e contribuem para o alivio de sintomas de menopausa, tensão pré-menstrual e depressão.

Tomate: a fruta destaca-se pela presença de licopeno, outro antioxidante que inibe a formação de células cancerígenas e protege as artérias. Também contém potássio, que ajuda na formação de massa muscular.

Cereja: antioxidante, ajuda a combater doenças da meia idade e ainda contém melatonina, que ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Amêndoas: oleaginosas em geral são ricas em gordura de boa qualidade, proteínas e minerais. A amêndoa é ótima fonte de ácidos graxos insaturados, polifenóis, e vitamina E, que ajuda a proteger o coração e ainda propicia saciedade.

Gergelim: previne osteopenia e osteoporose e além de ser uma excelente fonte de cálcio, contém quantidades suficientes de magnésio que ajudam a fixar esse cálcio nos ossos.

Texto: Claudia Lima

Fonte: Vogue

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