Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Conheça os benefícios das frutas da estação e veja como elas agem no organismo

14 de outubro de 2018

As frutas podem melhorar o funcionamento do organismo. Veja os benefícios oferecidos pelos alimentos colhidos na primavera.
A alimentação é uma das maiores aliadas para a nossa saúde, sendo também uma das mais importantes! Chega a ser duvidoso a maneira em como ela age no nossos organismo, podendo até curar ou amenizar certas doenças. Em entrevista para o Purepeople, a nutricionista Cristina Martins revela quais são as frutas específicas para a primavera e quais benefícios alcançará ao ingerí-las.
Desde criança escutamos que adicionar frutas diariamente nas refeições é muito importante para se manter saudável, mas poucos sabem como o organismo reage ao ingerir cada um desses alimentos. Além de serem utilizadas para combater certas imperfeições da pele, as frutas que são colhidas durante a primavera também podem mudar a aparência do cabelo e são responsáveis por regularizar algumas funções do corpo humano. Em entrevista para o Purepeople, a nutricionista Cristina Martins esclarece quais são os benefícios alcançados por esses alimentos e como eles melhoram a funcionalidade dos órgãos. “É recomendado o consumo de 3 porções de frutas ao dia, sempre variando para aproveitar ao máximo os benefícios individuais de cada uma”, aponta a diretora do Espaço CM Nutrição ao detalhar: “As frutas podem ser usadas in natura, em saladas de frutas, vitaminas, sucos, em receitas quentes, em molhos e saladas com vegetais.”

ABACAXI MELHORA DIGESTÃO: ‘PRINCIPALMENTE DE PROTEÍNAS’
Além de ser uma estampa tendência no mundo da moda, o abacaxi pode contribuir para uma digestão mais fácil ao simplificar o procedimento. “A fruta é composta por bromelina”, comenta a especialista ao explicar: “Esse elemento é uma enzima digestiva muito importante na digestão, principalmente de proteínas.” Além de ajudar o funcionamento do órgão responsável pela digestão, a bromelina também é usada como amaciante de carne.

LARANJA E TANGERINA SÃO BOAS PARA A IMUNIDADE: ‘RICAS EM VITAMINA C’
Eleita como a substância da vez, a vitamina C não é produzida pelo o organismo do ser humano, precisando ser ingerida, principalmente, por meio de alimentos e pode ser substituída pelo óleo canabidiol, que ainda não é legalizado no Brasil para fins estéticos. “Essas frutas são ricas em fibras e vitamina C”, expõe a profissional ao acrescentar: “Melhoram função intestinal e imunológica.”

BANANA COMBATE CÂIMBRAS: ‘RICA EM POTÁSSIO’
Se você sofre com contrações musculares involuntárias e dolorosas, acrescentar a fruta no seu cardápio pode solucionar o seu problema e se tornar essencial! “A banana é rica em potássio”, informa a nutricionista ao desenvolver a forma de atuação do alimento: “Esse mineral atua na contração muscular e é responsável por evitar câimbras.”

FRAMBOESA E JABUTICABA ATRASAM ENVELHECIMENTO: ‘ANTIOXIDANTES NATURAIS’
Se a ideia for manter a pele impecável e não deixar a idade atrapalhar isso, invista em alimentos que são compostos por framboesa ou jabuticaba. “Ambas são ricas em polifenóis”, anuncia Cristina ao esclarecer: “Eles são antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento celular.”

MAÇÃ CONTRIBUI NA DIGESTÃO: ‘FIBRA SOLÚVEL CHAMADA PECTINA’
Assim como o abacaxi, a maçã tem um papel fundamental na digestão, mas não é tão específica quanto o outro alimento. “A fruta contém uma fibra solúvel chamada pectina”, conta a especialista ao relacionar o elemento com os benefícios alcançados pelo organismo: “É importante no processo digestivo e auxiliar no controle da glicemia.”

MAMÃO AMENIZA GASTRITE: ‘IMPORTANTE AUXILIAR NO TRATAMENTO’
A inflamação no revestimento do estômago costuma ser bem dolorida e pode sofrer pioras com a ingestão de alimentos muito gordurosos, portanto as frutas estão liberadas. Entre todos os frutos, o mamão é o mais indicado para quem passa por esse problema: “Ele contém uma enzima chamada papaína, importante auxiliar no tratamento de gastrites.”

MANGA MELHORA A SAÚDE OCULAR: ‘RICA EM VITAMINA A’
É comum utilizar frutos para ajudar a melhorar a saúde do organismo e a manga pode ser usada para atenuar dois problemas. “Ela é rica em vitamina A, importante substância antioxidante, que atua na saúde ocular e melhora da imunidade”, desenvolve a diretora do Espaço CM Nutrição.

Texto: Fernanda Casagrande

Fonte: Pure People

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA