Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Cuidar da Pele Também é coisa de Homem!

7 de abril de 2017

homem

A nossa preocupação hoje é orientar ao leitor como tratar a pele e orientá-los quanto a aplicação correta de determinados produtos.
A pele masculina precisa de cuidados, sim, mas não os mesmos da feminina. “A pele do homem tem mais colágeno. É como se a pele deles fosse 15 anos mais jovem do que a delas”, esclarece a dermatologista Carolina Ferolla. O colágeno é o responsável pela firmeza da pele, rugas e linhas de expressão.

E tem mais diferenças: a pele masculina é mais espessa, por isso, tende a ter menos rugas. Porém, pelo mesmo motivo, pode perder o brilho mais facilmente. “Oleosidade também é mais comum no público masculino. E, como o homem sua mais, pode ficar com aspecto envelhecido mais cedo, se não houver hidratação”.

Ao Consultar um dermatologista,para publicarmos esta matéria ,ele nos relata que é difícil fazer um homem se cuidar. “Eles ainda relutam muito. Não têm paciência e acham que é desnecessário”, “Sempre indico cremes de fácil aplicação e que são comprados prontos, porque se eu receitar algum produto manipulado, o homem abandona a receita e nunca manda fazer”.

Vamos montar aqui um programa de cuidados com a pele do homem, óbvio com a orientação do dermatologista, dos 20 aos 50 anos. Para cada idade, tratamentos diferentes. Mas, os procedimentos básicos são sempre os mesmos, ressalta. “Em qualquer fase da vida, o homem precisa fazer limpeza de pele, utilizar algum hidratante e, claro, protetor solar”. Confira o roteiro para manter a pele jovem e saudável a vida toda:

Aos 20 anos

Para começar, não confunda oleosidade com hidratação. Uma pele oleosa pode estar desidratada. O homem deve se preocupar com a oleosidade excessiva nessa idade. A dica é usar produtos para não deixar que os poros fiquem abertos demais. No caso de acne, faça um tratamento para evitar a formação de cicatrizes, como o peeling. De manhã e à noite, lave o rosto com um sabonete em emulsão, se a pele for normal, ou em gel, se for oleosa. A mesma regra vale para o hidratante: emulsão para pele normal, gel para oleosa.

Aos 30 anos

A preocupação com a hidratação deve aumentar aos 30. Procure um tratamento que mantenha o equilíbrio da pele, sem aumentar a oleosidade. O mesmo peeling dos 20 anos dá resultados. Os produtos também são basicamente os mesmos, ainda. Sabonetes e hidratantes devem ser usados de acordo com o tipo de pele. Já nessa idade, o homem pode começar a utilizar um creme de prevenção de rugas, inclusive para a região dos olhos, porém, a produção de colágeno ainda é suficiente.

Aos 40 anos

Continua a necessidade de tratamento para oleosidade e desidratação da pele. É nessa idade que o homem começa a ver os primeiros sinais do envelhecimento, com formação de rugas e linhas de expressão. Aí, não dá mais para fugir. Um creme anti-rugas é essencial. Se quiser, pode fazer um tratamento para estimular a produção de colágeno com um dermatologista, pois nessa fase ela já está diminuída. Máscara facial (encontrada em qualquer farmácia ou perfumaria), uma vez por semana, também ajuda – e não mata ninguém.

Aos 50 anos

As rugas já estão formadas. Nessa fase, as alterações de flacidez da pele são mais evidentes e o tecido está mais sensível e fino. Como os homens relutam muito para fazer cirurgia plástica, é aconselhável apelar para o tratamento de produção de colágeno e outros procedimentos médicos para retardar o envelhecimento, como a radiofrequência e o infra-vermelho. E não esqueça: os cuidados básicos continuam (aqueles mesmos dos 20 anos) e o creme anti-rugas também.

Aprenda a comprar o produto certo

– Escolha os de textura suave, porque a pele masculina é mais grossa.
– Prefira os não oleosos, pois a produção natural de oleosidade já é grande no homem.
– Se for fácil de espalhar, melhor. Assim, você não perde a paciência e abandona o creme.
– Procure saber se o produto é absorvido com rapidez, para não denunciar que você usou algo. Dê preferência aos incolores e sem perfumes.
– Veja se o produto tem pH neutro, pois a pele masculina é mais ácida do que a da mulher
– Escolha os produtos de acordo com a idade e tipo de pele

Dicas para preservar a pele masculina

1. Faça limpeza de pele periodicamente. Se você cuidar bem da pele em casa, poderá fazer essa limpeza com esteticista apenas duas vezes por ano.

2. Ao se barbear, utilize espumas próprias. O sabonete pode irritar a pele e os cremes específicos têm princípios ativos que evitam irritações.

3. Nunca faça a barba no sentido oposto ao nascimento do pêlo. O resultado pode até parecer melhor, mas encrava os pêlos e irrita a pele.

4. Não tem problema fazer a barba todos os dias, se for necessário. Mas evite (ao máximo) passar a gilete várias vezes no mesmo lugar.

5. Para os que fazem academia, cuidado com suplementação alimentar. Mesmo prescrita por médicos ou nutricionistas, ela pode conter hormônios e causar acne, independentemente da idade.

6. Já existem filtros solares com fórmulas não oleosas e até em gel, excelentes para a pele do homem. Aplicar o filtro diariamente é necessário (mesmo nos dias nublados).

7. E o de sempre: cuide da alimentação e não esqueça de beber água.

8. Fumar é prejudicial a saúde.

Texto: Elizabeth Zanovello

Fonte: Portal AZ