Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Descubra os Benefícios da Reflexologia para o seu Bem Estar

8 de abril de 2017

pes3

Já ouviu falar na reflexologia podal? Nossos pés possuem pontos que correspondem a outras partes do corpo. A técnica dessa massagem consiste em aplicar diferentes pressões sobre esses pontos, que são zonas reflexas de órgãos ou regiões específicas, com o objetivo de atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções de cada uma dessas partes.

Ela é feita depois que o massoterapeuta observa e sente os pés do paciente, alisa cada um com a ajuda de um creme ou óleo e reconhece os seus pontos. A massagem começa e termina no plexo solar e deve ser feita em sincronia com a respiração do paciente.

Como funciona a reflexologia

Além de dissolver os cristais de ácido úrico e cálcio depositados nos membros inferiores, a pressão e estímulo nos pontos dos pés promovem o relaxamento do corpo, a melhora da circulação sanguínea e o equilíbrio dos órgãos e glândulas. A massagem ativa a capacidade do corpo de se recuperar e se curar.

Existem, basicamente, duas explicações para o funcionamento dessa técnica: para os orientais, o efeito acontece graças ao fato de os movimentos possibilitarem que a energia c’hi circule por todo o corpo; já os ocidentais, embasados na Medicina, acreditam que a eficácia da massagem é consequência de o restante do corpo estar ligado aos pés pelas terminações nervosas.

Especificidades

O estilo de vida e o estresse do dia a dia têm sido a principal causa da maioria dos problemas de saúde, por isso a reflexologia destaca-se entre os outros tipos de massagens, pois, além de promover o relaxamento no local onde é aplicada, é capaz de solucionar problemas emocionais e físicos. Essa massagem tem sido considerada a melhor alternativa para a redução do estresse e alívio de sensações como medo, raiva, nervosismo e tensão.

Áreas em que atua

A reflexologia provoca mudanças fisiológicas no corpo, que responde através do cérebro, da pele e das vísceras. Dessa forma, ela atua no trato de dores, infecções, problemas no sistema digestivo, doenças inflamatórias, disfunções ginecológicas e urogenitais, além de problemas como depressão, insônia e ansiedade.

Alguns exemplos de problemas nos quais a reflexologia é capaz de atuar:

Dores: torcicolo, dores musculares, dor de cabeça e na coluna.
Infecções: asma, bronquite, rinite alérgica, pneumonia e resfriados.
Inflamações: cistite, amigdalite e sinusite.
Doenças gastrointestinais: gastrite, azia, má digestão e prisão de ventre.
Distúrbios osteomusculares: artrite, artrose, fibromialgia, reumatismo, tendinite e osteoporose.
A técnica não tem contraindicações com relação à idade, podendo ser aplicada tanto em bebês como em idosos. Gestantes também podem aproveitar os benefícios da reflexologia, que é indicada também para pacientes oncológicos, tanto para o alívio de dores quanto da tensão.

Principais benefícios

Além da redução do estresse, a reflexologia possui vários outros benefícios, dentre os quais podemos destacar:

Alívio de dores;
Melhora da circulação sanguínea;
Estímulo do sistema imunológico;
Livra o corpo de toxinas;
Estímulo dos nervos;
Ajuda na recuperação pós-cirúrgica.

Texto: Redação

Fonte: OAPCE