Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Dicas de Maquiagem para Noivas com Pele Negra

22 de maio de 2017

negra2

Elas são negras e desfilam beleza em diferentes tonalidades da cor. Seu segredo especial não é encontrado em prateleiras. Vem embutido na derme, afinal, quanto maior o índice de melanina na pele, maior a proteção natural contra o fotoenvelhecimento. Que lástima seria desperdiçar o potencial destes rostos, genuinamente iluminados, com uma maquiagem padrão que os deixe esbranquiçados ou acinzentados. Imbuída de uma busca pessoal, a maquiadora Roberta Gomes, produtora artística da TV Globo, estudou uma técnica ideal e resolveu disseminá-la entre suas clientes, a pedidos. Por meio do Projeto Noivas Negras, ela montou uma equipe especializada para atender este público, de fotógrafo a estilista, e planeja organizar um workshop com fornecedores e palestrantes.

— Eu, como negra, senti necessidade de produtos que não me deixassem branca e comecei a pesquisar. Muitas clientes morenas, negras e pardas, me vendo maquiada, começaram a perguntar como eu fazia. É preciso um cuidado especial não só com a maquiagem, mas com a fotografia; a luz tem que ser pensada para não clarear muito no vídeo e nas fotos; e vestidos offwhite são alternativa aos brancos, que podem ser muito contrastantes.

Muitos maquiadores ainda têm medo de trabalhar com este tipo de pele, frisa:

— Se você errar na pele negra, é fatal. Tem que refazer. Por outro lado, é mais fácil, porque tem mais colágeno e melanina, com jovialidade natural. É uma tela em branco a explorar.

O erro mais comum, segundo Roberta, é achar que a pele negra precisa de muitos contornos, escurecendo ou clareando certos pontos do rosto.

— A pele já é escura, e deve receber base num tom mais escuro e iluminador dourado onde se deseja ressaltar. Se o batom for claro, o ideal é um cintilante. Rosa e vermelho para negras estão liberados, basta que sejam tons queimados. Também fica bem marrom café ou pêssego escuro — sugere.

Outra entusiasta em maquiar peles negras é a maquiadora Laura Peres.

— É uma maquiagem que fica riquíssima porque se usam vários tons. O ideal é evitar os esbranquiçados, pois deixam a pele cinza. Para fazer um efeito escuro nos olhos é preciso usar bastante preto porque geralmente o esfumado nesse tom não sobressai, precisando de algo mais intenso — diz.

Texto: Redação

Fonte: O Globo