Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Dicas para a mãe da noiva

7 de junho de 2017

1-

Sabemos a enorme felicidade das mães quando suas filhas vão casar e, obviamente, querem ajudar em tudo. Por isso separamos tudo o que a mãe da noiva precisa saber e o que ela deve ou não fazer no casamento

Certamente a alegria de assistir a sua filha se casar é uma das grandes delícias da maternidade. No entanto, com muita frequência vemos a relação mãe-filha ter altos e baixos durante todo o processo de planejamento do casamento.

Essas discussões podem ter vários motivos que podem ser desde discussões banais sobre a cor da decoração, modelo do vestido, tipo de cerimônia até situações mais sérias que envolvem famílias e sentimentos. E essas situações desagradáveis e estressantes são, na maioria das vezes, geradas porque as mães tendem a querer assumir toda a responsabilidade na organização do evento ou assumir o papel dos filhos, e tal interferência pode causar grandes frustrações aos noivos.

As mães se esquecem que elas já casaram, tiveram suas escolhas e agora é a vez de seus filhos se casarem e fazer o casamento da maneira deles. Participar do planejamento do casamento de seus filhos pode ser uma delícia desde que sejam respeitados os limites de todos.

Algumas dicas que todas as mães deveriam saber:

Comunicação é a chave de tudo

Converse com seus filhos para entender o que eles querem, quais são seus sonhos e expectativas. Se coloque a disposição mas não tome a frente das coisas. Tem noivas que querem que sua mãe ou sogra se envolvam e tem outras que não querem pois querem fazer tudo de seu jeito. Respeite

Tente se colocar à disposição nas coisas que você sabe que sua filha admira em você. Por exemplo se você gosta e entende de gastronomia ou decoração pode dar umas dicas mas não definir por eles.
Mãe da noiva precisa saber comunicação

Não contribua para o estereótipo da mãe/sogra intrometida

Ás vezes dá vontade de discordar de certas coisas e tentar fazer tudo do seu jeito, porém não é assim que funciona. Evite ser excluída da organização da cerimônia. Você pode até dar sua opinião, mas deixe os noivos livres para fazer tudo do jeito deles.

Talvez a não aceitação de seus conselhos possa lhe ferir o orgulho, e a gente sabe que isso dói, pois queremos participar ativamente de tudo, porém não ataque os noivos com uma cachoeira de desaprovações, apenas por “birra”.

Não se atrase

Imperdoável. Tanto na cerimônia quanto na recepção.

Não interfira na decisão dos noivos

Se você não ajudou a planejar ou organizar o casamento, não tente mudar todos os detalhes do grande dia. A equipe de assessoria segue um cronograma de horários e decoração rigoroso, aprovado pela noiva.

Mãe da noiva precisa saber interferir

O casamento é deles, não roube a cena

Pode dançar e se divertir à vontade, mas lembre que você é a mãe do noivo ou da noiva. Fique atenta principalmente depois de ter tomado umas e outras. Outro erro é ficar solicitando fotografias pessoais: a mãe da noiva e seus irmãos, a mãe da noiva com a vizinha, a mãe da noiva com o mestre de cerimônias… É preciso saber que este comportamento passa longe de ser recomendável.

Contenha seu sentimento

De forma alguma expresse descontentamento com a sua nora/genro ou suas respectivas famílias durante o casamento. Não reclame de nada com ninguém, e mantenha suas impressões para si até chegar em casa.

Seja flexível. A cerimônia, o casamento, a festa são a união de duas almas. Tudo é muito lindo, e entendemos que as mães se empolguem um pouco além da conta.

Texto: Bel Benkler

Fonte: Revista Icasei