Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Dicas para Correr com Saúde e Segurança

26 de maio de 2017

Para uma corrida mais saudável, não deixe de seguir as dicas básicas para se exercitar com saude e segurança.

atividadefisica

Aval médico

Somente o médico poderá avaliar se a pessoa está em condições de saúde para seguras para praticar determinada atividade física. A avaliação médica se torna mais relevante no caso de atividades que aumentam o esforço cardiovascular, como a corrida.
A prática de exercícios requer cuidados, tanto para evitar problemas, quanto para se alcançar os resultados desejados.

Alimentação

O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, e quanto maior a necessidade do fornecimento de energia. Assim, é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como pães e cereais integrais, antes e após o exercício.
A alimentação adequada para o tipo de exercício que se pratica é fundamental para obter melhores resultados.

Hidratação

Todo praticante de atividade física deve hidratar-se antes e depois do exercício. Com temperatura elevada e se o tempo de exercício for muito longo e o ritmo, puxado, há necessidade de hidratação durante o percurso.
Depois da corrida, água mineral, água de coco ou isotônico devem ser consumidos. No caso dos isotônicos, eles fornecem carboidratos, vitaminas e minerais.

Aquecimento

O aquecimento do corpo se torna mais relevante, quanto mais intensa a atividade física. Alongar os músculos os deixa mais eficientes e menos propensos a sofrerem alguma lesão. Não há pressa: fazer alongamentos fortes logo no começo, com os músculos frios, não é recomendado.
O músculo alongado permite ao corredor movimentos mais completos, mínimo risco de lesões e melhor desempenho físico.

Tênis

O calçado certo influencia positivamente na performace do atleta e, ainda, para que não haja lesões. Amortecimento e estabilidade são muito importantes, e o ideal é escolher o tênis de corrida adequado ao tipo de pisada do praticante. Nas lojas de esportes, os atendentes orientan sobre o calçado ideal às diferentes pisadas.
Como forma de amortecer naturalmente o impacto do corpo com o chão, há uma maneira certa de pisar: inicialmente com o calcanhar, depois com a planta dos pés e por fim com a ponta dos pés.

Importante

  • Procure a orientação de um educador físico para desenvolver um programa de treinamento com mais segurança e melhores resultados.
  • O clima dita a roupa: no calor, roupas arejadas, no frio, abrigo.
  • Use protetor solar, ao menos com fator de proteção 15.
    Relaxe enquanto corre: não fique com as mãos contraídas e, de tempos em tempos, mexa braços e cabeça para reduzir a tensão.
  • Para ao primeiro sinal de lesão: lembre-se que uma lesão pode tirar você das corridas por meses.
  • Respeite os limites do seu corpo: idade, condicionamento e treinamento devem ser levados em conta e nunca ultrapassados.

Texto: Redação

Fonte: Security