Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Dores musculares, por que os músculos doem mais no segundo dia após um treino?

2 de outubro de 2017

dor-muscular

Sentir dores musculares após um exercício físico é muito comum. Principalmente se usarmos grupo musculares que estão “parados” há um bom tempo. Mas por que isso acontece? E por que no segundo dia a dor é ainda maior?

Este tipo de dor também é chamado de Dor Muscular Tardia. Como o nome já diz ele dói mais dois dias após o exercício físico do que no dia em que você praticou.

Normalmente a dor persiste de dois a três dias após o treino mas pode durar até 10 dias.
Se a dor persistir ou você achar que a dor é intensa demais procure um médico, pois pode ter ocorrido uma lesão.

A dor muscular tardia é o resultado de um tipo específico de movimento muscular ou contração chamado contração muscular excêntrica. Elas ocorrem quando o músculo está se contraindo ao mesmo tempo em que é alongado.

Ela é considerada como sendo o resultado de ruptura microscópica das fibras musculares . A quantidade da dor depende de quão difícil e quanto tempo você se exercita e que tipo de exercício que você faz. Qualquer movimento que você não está acostumado pode levar a dor muscular tardia , mas as contrações musculares excêntricas parecem causar mais dor. Exemplos de contrações musculares excêntricas incluem descer escadas, correr ladeira abaixo, entre outras.

O que causa dor muscular após o exercício ?

Para construir músculos você precisa sobrecarregá-los durante os treinos, isso obriga os músculos a ficarem mais fortes. Mas essa sobrecarrga de peso afeta o tecido muscular, causando-lhe desconforto. Quando o tecido muscular se reestabelece , resulta em músculos fortes e maiores.

Há três razões básicas para que os músculos fiquem doloridos em resposta ao exercício

1- Há uma acumulação de ácido nos músculos quando eles são forçados a queimar energia muito rapidamente. A dor muscular é geralmente o resultado de acúmulo de ácido, que logo após é eliminado.

2- Seus músculos funcionam por contração. Para que os músculos se contraiam, o cálcio deve ser importado para a célula muscular. Quando o músculo relaxa, o cálcio sai da célula . Então, repetidamente, contraindo e relaxando os músculos, que é o que você faz quando você se exercita, entra e sai cálcio dos seus músculos sem parar. Isto produz uma inflamação no tecido muscular e que provoca a inflamação.

3- Essas entradas e saídas constantes de cálcio nas células musculares ajudam a célula quebrar as proteínas e reconstruí-los para que eles possam substituí-los com ainda mais fibras de proteína, aumentando a massa muscular e a força. Isso dá a forma ao músculo, por isso sentimos dor muscular.

Devo parar de praticar exercício quando estiver com dor muscular?

Você até pode preferir dar um tempo ou descansar o músculo dolorido, porém a verdade é que um pouco de exercício pode até mesmo ajudar a diminuir a intensidade da dor muscular. Por isso não desista!

A não ser que a dor seja muito intensa, como comentado anteriormente, sugiro que você procure o médico. Outra forma de ajudar a diminuir a dor é tomar anti inflamatórios e massagens.

A boa notícia é que a dor vai embora! Porém quando você aumentar a intensidade ou mudar o exercício físico ela voltará.

Qual é o melhor tratamento para dor muscular após o exercício?

-Água fria ajuda a prevenir a dor muscular por constrição dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue e inflamação na área. Compressa de gelo é indicado para diminuir a dor muscular.
-Evite o calor pois dilata os vasos sanguíneos e aumenta a circulação para a área, que por sua vez leva a mais inchaço. O calor pode realmente aumentar a dor muscular e rigidez especialmente durante as primeiras 24 horas após a atividade.
-Tomar um anti-inflamatório pode ajudar a reduzir a inflamação muscular e aliviar a dor, consulte com seu médico qual a melhor opção de anti-inflamatório.
-Faça alongamentos. Quando você está sentindo alguma dor e rigidez a última coisa que você quer fazer é movimentos, mas é a primeira coisa que você deve fazer. Vá com calma, aqueça primeiro com uma caminhada de 10-20 minutos.

A dor muscular faz parte de quem pratica exercícios físicos e ela existe pois está dando resultados. A dor aumenta no segundo dia pois como demora para as células musculares se regenerarem a dor só vai passar quando isso se concluir.

Texto: Melanie Mafli

Fonte: Doce Dieta

Lake Vilas Charm Hotel & SPA