Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Exercícios Aeróbicos Combatem a Insuficiência Cardíaca

31 de março de 2017

atividadefisica

Já falamos em vários artigos aqui sobre a importância dos exercícios físicos e como os exercícios físicos aeróbicos, um dos tipos de exercícios, podem trazer vários benefícios ao nosso corpo, principalmente aos sistemas respiratório e cardiovascular. Pois bem, desta vez se trata dos resultados de uma pesquisa científica desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) pela pesquisadora Juliane Campos, que comprovam a eficiência dos exercícios aeróbicos no combate da insuficiência cardíaca.

Primeiro, vamos contextualizar o problema aqui mencionado: nosso coração precisa bombear sangue por todo o nosso corpo, levando assim oxigênio e nutrientes para todas as células. Entretanto, em certas situações o coração não é capaz de bombear o sangue da forma que o nosso corpo precisa – tal situação é conhecida como insuficiência cardíaca.

Em uma pesquisa anterior, o professor Júlio César Ferreira percebeu que quando há insuficiência cardíaca podia-se observar um acúmulo de proteínas altamente reativas nas células cardíacas, proteínas estas que prejudicavam o bom funcionamento do coração. Além disso, seu acúmulo também poderia levar à morte das células cardíacas, piorando ainda mais a situação.

Segundo os dados da pesquisa de Juliane Campos, a prática de exercícios aeróbicos ajuda na “limpeza” celular, reduzindo assim as tais proteínas altamente reativas – e sem “proteínas ruins”, o coração volta a trabalhar bem.

O experimento da pesquisadora Juliane foi realizado e observado no momento somente em ratos, não sendo aplicados ainda a seres humanos. Segundo seu experimento, ratos com problemas de insuficiência cardíaca apresentaram significativas melhores após a submissão a um programa de exercícios físicos aeróbicos com duração de cerca de uma hora.

Texto: Redação

Fonte: Giga Mundo – Saúde