Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Falhas de memória e raciocínio podem ser revertidas

20 de julho de 2017

idosos

Você tem falhas de memória? Bem-vinda ao clube. Mas, já parou pra pensar nas causas e nas possíveis soluções desse problema?

Pois bem, as terríveis falhas de memória ou dificuldade em fixar novas informações acontecem por conta da avalanche de dados, estresse ou aquele cansaço mental tanto na vida profissional quanto pessoal, viu?

E por ter se tornado algumas das queixas mais frequentes do mundo contemporâneo.

Tanto que alguns centros médicos já estão de olho nessa crescente demanda por terapias e tratamentos direcionados a essa realidade.

É o caso do Kurotel – Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado, que desenvolveu um programa destinado ao cuidado da mente de forma mais direta com o cérebro.

“Percebemos muitas pessoas cansadas, esgotadas com o seu trabalho e até com sua rotina pessoal e que buscavam simplesmente ‘sair de circulação”.

“Isso sinalizou para a necessidade de ajudar ainda mais o cliente no encontro de alternativas para uma vida com qualidade e, principalmente, adaptadas à sua realidade e necessidades”, afirma a médica Mariela Silveira, diretora do Kurotel.

Segundo o psicólogo Francisco da Costa, há quem conviva com o problema durante anos, sem buscar soluções diferentes.

“Dificuldades de memória, necessidade de uma visão mais espirituosa e produtiva no trabalho e na vida pessoal, o desequilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho são questões endereçadas nas atividades deste programa, que é uma novidade e também uma oportunidade para cuidar da mente”, complementa o especialista.

Outros aspectos

Como a memória é complexa, seu cuidado também requer o olhar de diferentes pontos de vista.

Os aspectos fisiológicos e de funcionamento do cérebro ficam sob os cuidados médicos neurológicos e geriátricos.

Exames complementares são solicitados para avaliar se o déficit é decorrente de doença com comprometimento do Sistema Nervoso Central ou oriundos do estresse e burn out (esgotamento mental).

Na avaliação completa da memória são aplicados testes e instrumentos neuropsicológicos, com o objetivo de se estabelecer um perfil de funcionamento da memória de cada pessoa.

É importante este conhecimento, porque a partir dele pode-se trabalhar para estimular e melhorar a qualidade do seu funcionamento.

Desta forma, fornece orientações adequadas em nível preventivo, terapêutico e de encaminhamentos, quando necessário. Inclusive, dependendo da causa, muitas vezes, é possível reverter as falhas de memória e no raciocínio.

Nesses casos pode-se lançar mão de algumas ferramentas, como o chamado “fitness neuronal”, técnicas de relaxamento e mindfulness, fisioterapia cognitiva, ajuste nutricional e apoio medicamentoso – em algumas situações -, entre outras.

Texto: Redação

Fonte: Elaine Vale

Lake Vilas Charm Hotel & SPA