Hoje vamos falar aqui sobre as lentes de contato dentais, que são uma das principais tendência entre os procedimentos estéticos. Como se sabe, a importância de um sorriso bonito é inegável, afinal, ele pode ser considerado o nosso cartão de visitas. E é aí que entra a lente de contato dental, que ajuda a transformar o sorriso, corrigindo as mais diversas imperfeições e até mesmo clareando os dentes!
Você já ouviu falar desse tratamento? Confira o nosso post e entenda porque as lentes de contato dental fazem tanto sucesso entre os procedimentos estéticos.
Lente de contato dental: o que é?
A lente de contato dental é uma faceta de porcelana ultrafina (cerca de 0,3 mm de espessura) que pode ser aplicada sobre a superfície dos dentes. É tão fina que parece ser transparente, e é por isso que recebe o nome lente de contato.
As lentes são confeccionadas em porcelana altamente resistente e recebem o formato exato dos dentes que o paciente quer revestir, precisando ser moldadas e aplicadas individualmente.
Comparação antes e depois da aplicação das lentes de contato dental
Qual a diferença entre a lente de contato e a faceta em porcelana?
A principal diferença entre elas é a espessura. Enquanto a lente de contato dental pode medir entre 0,2 e 0,5 mm, a faceta em porcelana comum tem em média 1 mm de espessura.
Além disso, a grande vantagem da lente de contato é que ela não requer desgaste dos dentes (apenas minimamente em alguns casos), enquanto a faceta precisa que a superfície do dente seja desgastada em pelo menos 1 mm antes da aplicação.
Para que serve a lente de contato dental?
As lentes de contato dentais são utilizadas em tratamentos estéticos em pacientes que não estão satisfeitos com o aspecto dos seus dentes, seja pela forma, tamanho ou cor deles.
Veja alguns dos correções que podem ser feitas com o uso de lentes de contato:
- fechamento de espaços entre dentes (diastemas);
- ajuste no formato do dente (largura, ângulo e comprimento);
- correção de dentes lascados ou quebrados;
- clareamento;
- e alinhamento.
Mas, além da função estética, é importante ressaltar que a aplicação de lentes de contato nos dentes pode ajudá-los a retomar a funcionalidade e a resistência.
Quanto tempo dura a lente de contato?
Outra grande vantagem da aplicação das lentes de contato dentais é a sua alta durabilidade. A não ser que recebem impactos altamente fortes, as lâminas dificilmente são danificadas – inclusive, elas ajudam a fortalecer os dentes e protegê-los contra fraturas.
Além disso, depois da aplicação das lentes de contato, você não precisará mais se preocupar com manchas nos dentes, pois a porcelana é um material que não pigmenta ao longo do tempo. Ou seja, você não precisará deixar de tomar café, vinho ou ingerir qualquer alimento por medo de manchas – as lentes de contato garantem um sorriso branquinho e uniforme!
Como é feito o tratamento?
Como citamos, as lâminas devem ser confeccionadas de acordo com o formato exato do dente. Em uma primeira consulta, o profissional irá tirar um molde dos seus dentes e, então, iniciar o planejamento do tratamento, indicando a melhor solução para cada um.
Somente após a concordância entre paciente e profissional é desenvolvido o molde de trabalho, que irá orientar a confecção das lentes de contato de porcelana. Cada lâmina é aplicada individualmente e diretamente sobre a superfície dos dentes, necessitando de pouquíssimo ou nenhum desgaste do esmalte.
O tratamento é tranquilo, indolor e o paciente já sai do consultório com o sorriso novinho em folha!
Texto: Redação
Fonte: Doxi
Lake Vilas Charm Hotel & SPA