Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Lente de contato dental: o que é e para que serve?

12 de junho de 2017

sorriso2

Hoje vamos falar aqui sobre as lentes de contato dentais, que são uma das principais tendência entre os procedimentos estéticos. Como se sabe, a importância de um sorriso bonito é inegável, afinal, ele pode ser considerado o nosso cartão de visitas. E é aí que entra a lente de contato dental, que ajuda a transformar o sorriso, corrigindo as mais diversas imperfeições e até mesmo clareando os dentes!

Você já ouviu falar desse tratamento? Confira o nosso post e entenda porque as lentes de contato dental fazem tanto sucesso entre os procedimentos estéticos.

Lente de contato dental: o que é?

A lente de contato dental é uma faceta de porcelana ultrafina (cerca de 0,3 mm de espessura) que pode ser aplicada sobre a superfície dos dentes. É tão fina que parece ser transparente, e é por isso que recebe o nome lente de contato.

As lentes são confeccionadas em porcelana altamente resistente e recebem o formato exato dos dentes que o paciente quer revestir, precisando ser moldadas e aplicadas individualmente.
Comparação antes e depois da aplicação das lentes de contato dental

Qual a diferença entre a lente de contato e a faceta em porcelana?

A principal diferença entre elas é a espessura. Enquanto a lente de contato dental pode medir entre 0,2 e 0,5 mm, a faceta em porcelana comum tem em média 1 mm de espessura.

Além disso, a grande vantagem da lente de contato é que ela não requer desgaste dos dentes (apenas minimamente em alguns casos), enquanto a faceta precisa que a superfície do dente seja desgastada em pelo menos 1 mm antes da aplicação.

Para que serve a lente de contato dental?

As lentes de contato dentais são utilizadas em tratamentos estéticos em pacientes que não estão satisfeitos com o aspecto dos seus dentes, seja pela forma, tamanho ou cor deles.

Veja alguns dos correções que podem ser feitas com o uso de lentes de contato:

  • fechamento de espaços entre dentes (diastemas);
  • ajuste no formato do dente (largura, ângulo e comprimento);
  • correção de dentes lascados ou quebrados;
  • clareamento;
  • e alinhamento.

Mas, além da função estética, é importante ressaltar que a aplicação de lentes de contato nos dentes pode ajudá-los a retomar a funcionalidade e a resistência.

Quanto tempo dura a lente de contato?

Outra grande vantagem da aplicação das lentes de contato dentais é a sua alta durabilidade. A não ser que recebem impactos altamente fortes, as lâminas dificilmente são danificadas – inclusive, elas ajudam a fortalecer os dentes e protegê-los contra fraturas.

Além disso, depois da aplicação das lentes de contato, você não precisará mais se preocupar com manchas nos dentes, pois a porcelana é um material que não pigmenta ao longo do tempo. Ou seja, você não precisará deixar de tomar café, vinho ou ingerir qualquer alimento por medo de manchas – as lentes de contato garantem um sorriso branquinho e uniforme!

Como é feito o tratamento?

Como citamos, as lâminas devem ser confeccionadas de acordo com o formato exato do dente. Em uma primeira consulta, o profissional irá tirar um molde dos seus dentes e, então, iniciar o planejamento do tratamento, indicando a melhor solução para cada um.

Somente após a concordância entre paciente e profissional é desenvolvido o molde de trabalho, que irá orientar a confecção das lentes de contato de porcelana. Cada lâmina é aplicada individualmente e diretamente sobre a superfície dos dentes, necessitando de pouquíssimo ou nenhum desgaste do esmalte.

O tratamento é tranquilo, indolor e o paciente já sai do consultório com o sorriso novinho em folha!

Texto: Redação

Fonte: Doxi

Lake Vilas Charm Hotel & SPA