Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Maçã: Conheça a Longa Lista de Benefícios que ela Proporciona

8 de maio de 2017

Descubra os benefícios de consumir maçã no seu dia a dia e uma maneira surpreendente de comê-la!

maça2

Benefícios da maçã

A maçã tem sido um sinônimo de saúde por um bom tempo. Muitos a conhecem por ser um (pseudo) fruto muito usado em dietas devido ao seu baixo nível calórico e a presença de vitaminas importantes em sua casca. Porém, descobrimos outras curiosidades e benefícios da maçã no corpo humano. Confira abaixo:

Benefícios da maçã para a saúde

Maçãs são repletas de fibras solúveis. Essas fibras têm mostrado potencial para reduzir problemas intestinais, incluindo prisão de ventre, hemorroidas e, possivelmente, alguns tipos de câncer.
Por conter frutose, ajuda a controlar níveis de insulina, já que libera açúcar lentamente na corrente sanguínea – indicado para aqueles com diabetes.
Ela limpa e desintoxica o organismo, o que ajuda a eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio.
A pectina das maçãs ajuda a reduzir os níveis de colesterol, ao diminuir a secreção de insulina.
Pesquisadores descobriram que comer cinco maçãs na semana diminui a ocorrência de doenças respiratórias, como a asma.

De acordo com a medicina chinesa, as maçãs fortalecem o coração, matam a sede, lubrificam os pulmões, diminuem o muco e aumentam fluídos corporais.
O vinagre de maçã pode ajudar a prevenir a formação de pedras no rim.
Estudos indicam que comer maçã diariamente pode reduzir doenças de pele.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, frutas com a polpa branca, como a maçã e a pera, podem reduzir em até 40% o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A fruta ajuda com problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas (morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando a combater as cáries).

A fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Combate resfriados: fortalece o sistema imunológico por ser uma boa fonte de vitamina C com, em média, oito miligramas da vitamina.
Uma maçã possui apenas 50-80 calorias e não tem sódio ou gordura.
Maçãs estão repletas de vitamina C e A, flavonoides (que possuem qualidades anti-inflamatórias, hormonais, anti-hemorrágicas, e antialérgicas; para saber mais sobre os benefícios dos flavonoides clique aqui) e com pequenas quantidades de fósforo, ferro e cálcio.
Possui potássio que promove a saúde do coração.
Entre muitos dos seus benefícios, a maçã verde também é indicada para quem quer ou precisa parar de fumar, além de aliviar cãibras e dores musculares.

Curiosidades

Existem 7,5 mil variedades de maçãs. As mais consumidas no Brasil são a fuji e a gala.
Árvores de maçã podem viver até 100 anos.
Na Grécia antiga, para propor casamento, o homem devia jogar uma maçã na mulher, se ela pegasse, o pedido estava aceito (o que dá um novo sentido à frase “pense rápido!”).

A produção anual da China equivale a 39 anos de consumo de maçã no Brasil. ;Além de batizar os computadores mais famosos do mundo, a maçã McIntosh é uma das variedades mais comuns nos lanches escolares dos EUA.
Uma maçã tem 12 substâncias que previnem e combatem o câncer. Todas estão na casca – o problema é que a maior parte dos agrotóxicos também acaba se concentrando na casca.
25% do volume de uma maçã é ar. Por isso, o barulho ao mordermos – são os colchões de ar se rompendo.

Advertências

Apesar de serem muitos os benefícios da maçã, é preciso ficar de olho também em seus malefícios.

As sementes de maçã são tóxicas quando ingeridas em altas doses e devem ser evitadas por gestantes ou mulheres amamentando.
Apesar das vitaminas presentes na casca, essa é a parte da maçã que mais contém agrotóxicos. O recomendável é consumir a maçã orgânica ou retirar os agrotóxicos da sua maçã banhando-a em uma mistura de água (900 ml), vinagre (100 ml) e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) por 15 minutos antes de consumir.
O dióxido de enxofre é frequentemente adicionado a maçãs desidratadas para preservar a umidade e a cor, podendo causar alergias em pessoas propensas.
Infecções bacterianas Escherichia coli Cryptosporidiumjá provocaram doenças graves em quem consumiu suco ou sidra de maçã não pasteurizados. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos e gestantes, são mais suscetíveis e devem se precaver optando por sucos ou sidras de maçã pasteurizados. Verifique o rótulo antes de comprar.

Texto: Redação

Fonte: Ecycle