Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Manteiga de Karité para Pele e Cabelos

25 de maio de 2017

karite

Hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante: a manteiga de karité! Tenho certeza que muitas de vocês já ouviram falar ou até usam. Mas vocês conhecem os benefícios que essa manteiga traz para nossa pele e cabelos? É um ingrediente tão útil e barato que eu não poderia deixar de falar aqui no blog.

O que é a manteiga de karité?

A manteiga de karité é extraída das sementes de uma árvore africana de mesmo nome. As características da manteiga de karité são dadas principalmente por 4 ácidos graxos em sua composição: os ácidos esteárico e oleico (85–90% da sua composição), o ácido linoleico e o ácido araquidônico (Essa composição pode variar conforme a espécie e a zona geográfica de origem).

Isso tudo torna a manteiga de karité bastante rica e nutritiva para a pele e cabelo, porém bastante oleosa. Portanto, quem tiver muito problema com oleosidade, talvez deva evitar. Aí vai de testar.

Para aproveitar todas as suas propriedades, a manteiga de karité deve ser pura e natural.

Composição da Manteiga de Karité

Contém ácidos graxos de triglicerídeos com alto teor de ácidos oléicos (ômega-9), esteáricos e linoléicos (ômega-6)
Contém Vitamina A e vitamina E, funcionando como antioxidante natural com propriedades antiinflamatórias
É um agente emoliente com excelentes propriedades sensoriais, devido à combinação única de triglicerídeos e ácidos graxos;

O ácido cinâmico ajuda a proteger a pele contra os raios UV.

Manteiga de Karité para a Pele

As vitaminas dessa manteiga são muito benéficas para a pele. Ela aumenta a produção de colágeno, hidrata a pele e previne o envelhecimento precoce. Tem gorduras vegetais que melhoram a regeneração de células, enquanto o ácido cinâmico protege sua pele do sol. Ingredientes chamados insaponificáveis dão hidratação e curam efeitos a ele. Tem propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, que abordam a raiz do seu problema de acne, ou seja, o crescimento bacteriano e inflamação em sua pele.

O uso regular de manteiga de karité irá melhorar a elasticidade da sua pele. Ajuda na prevenção de linhas finas e rugas sob os olhos. A manteiga também previne estrias, cicatrizes, eczemas e feridas. Ele também minimiza manchas de acne e trata de doenças de pele como eczema. Ajuda na hidratação dos lábios e também pode ser usada para acalmar a pele após a depilação.

Utilização da Manteiga de Karité na Pele

Para o corpo: Indicado para peles ressecadas. Para hidratar e suavizar a pele coloque um pouco da manteiga de karité na palma da mão, esfregue com os dedos e aplique diretamente sobre a pele massageando suavemente o corpo. Ou você também pode adicionar a manteiga de karité no seu hidratante preferido. Em caso de gravidez, use a manteiga de karité diariamente para prevenir a aparição de estrias na barriga, nos seios e nas coxas.

Para o rosto: Passe a manteiga pura no rosto antes de dormir, fazendo massagens suaves e circulares. Pela manhã, lave o rosto como de costume.

Você também pode preparar uma mistura com óleos essenciais para melhorar a acne. Derreta uma colher de sopa de manteiga de karité. Ao esfriar, pingue 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de Melaleuca (tea tree). Misture e coloque em um recipiente pequeno e limpo. Passe a manteiga pura no rosto antes de dormir, fazendo massagens suaves e circulares. Pela manhã, lave o rosto como de costume. Repita o tratamento três vezes uma semana.

Manteiga de Karité para os Cabelos

Um dos ativos mais antigos e mais utilizados para nutrir e tratar profundamente os fios é a manteiga de karité, que é extremamente emoliente, garante brilho, controle e força. Os produtos que contém esse ativo em concentração adequada conseguem proteger a umidade do fio do cabelo, garantindo a hidratação.

Esse composto também funciona como uma excelente fonte de nutrição. Quando o cabelo está passando por uma má fase é bem interessante contar com uma ajudinha dessa manteiga. Trata-se de uma forma simples e rápida de ajudar o seu cabelo a se reconstruir. A manteiga de karité garante que os fios fiquem sedosos, macios, alinhados, com as cutículas seladas e com a porosidade reduzida.

Utilização da Manteiga de Karité nos Cabelos

Para os cabelos extremamente ressecados e quebradiços: Após lavar os cabelos normalmente, retire o excesso de água e passe a manteiga de karité do comprimento até as pontas, evitando o couro cabeludo. Atenção: cuidado com a quantidade, pois em excesso pode pesar os fios. Coloque uma toca de banho e deixe agir durante 30 minutos. Depois, é só enxaguar os fios com bastante água morna.

Para os cabelos normais a secos: Após lavar os cabelos normalmente, retire o excesso de água. Adicione um pouquinho da manteiga de karité na sua máscara preferida e passe nos cabelos do comprimento até as pontas, evitando o couro cabeludo. Coloque uma toca de banho e deixe agir conforme as instruções de sua máscara. Depois, é só enxaguar os fios com bastante água morna.

Texto: Redação

Fonte: Beleza e Saúde