Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Menopausa: Dermatologista dá dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos sem perder o brilho e viço

6 de novembro de 2017

182237-descubra-as-mudancas-que-ocorrem-na-pele-article_news-3
Entre as várias alterações no organismo, a pele da mulher também sofre com os efeitos da menopausa. A fase, que costuma acontecer entre os 48 e 55 anos, representa o fim do ciclo menstrual, mas também o começo de um período de cuidados intensos com a pele, principalmente a do rosto. De acordo com a dermatologista Renata Sampaio, as alterações hormonais fazem com que a derme fique ressecada e exiba alguns sinais da idade, como flacidez, rugas e perda de viço, mas esses cuidados vão mudar de acordo com o hábito de cada pessoa. “A pele ‘menopausada’ que sofreu constante exposição solar ou de uma mulher tabagista requer tratamento diferente daquela que sempre usou filtro solar”, explicou a especialista, mas deixando claro que os cuidados podem ser feitos por todas as mulheres. Saiba mais detalhes e descubra como cuidar da pele nessa idade.

QUAIS OS SINAIS DE MUDANÇA NA PELE DURANTE A MENOPAUSA?
Se aos 20 e 30 anos a pele tem uma textura lisa, mais firme e quase não apresenta manchas, no período da menopausa os sinais de envelhecimento, geralmente, já estão aparecendo. “O climatério é um período em que ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos no ovário. Na fase pré-menopausa, já evidenciamos alterações tanto psíquicas quanto corporais, devido à essa baixa hormonal”, explicou a dermatologista Renata Sampaio. Veja as mudanças:

Perda de viço e firmeza: “A primeira mudança que pode ser observada é a opacidade da pele, que fica sem viço, sem vida”, explicou a dermatologista. Com a queda do colágeno na fase dos 40 anos, a pele começa a perder densidade e firmeza, porque é essa substância que garante a elasticidade natural da pele.

Ressecamento: A pele também vai ficando ressecada porque perde água mais rápido. Assim ela também fica sensível e sujeita à rugas e linhas de expressão.

Rugas: Com a pele ressecada, fica mais fácil e muito mais visível o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além da flacidez no contorno do rosto, principalmente na área do maxilar.

PROTETOR SOLAR EVITA MANCHAS NA PELE NA ÉPOCA DA MENOPAUSA
Um dos cuidados indispensáveis nessa fase da vida é a proteção solar. “Aquela parte mais exposta ao sol durante a vida tende a apresentar maior envelhecimento”, contou a dermatologista. Para quem deixou de lado o protetor solar ao longo da vida, ainda dá tempo de começar a se proteger porque a pele estará mais sensível e sujeita à manchas escuras causadas pelo sol. A dica é aplicar o protetor solar todos os dias, tanto no corpo quanto no rosto, até mesmo nos dias nublados. Dê preferência à filtros em creme porque essa textura já ajuda a hidratar a pele madura.

TRATAMENTO E CREMES ANTI-IDADE AJUDAM A SUAVIZAR EFEITOS DA MENOPAUSA NA PELE
Para deixar a pele tonificada e devolver o viço perdido com as alterações hormonais, os cremes anti-idade são verdadeiros aliados das mulheres. A dica é investir naqueles que contenham ativos como Retinol, Pro-Xylane, Niacinamida e LHA, que ajudam a minimizar rugas, linhas de expressão e manchinhas na pele do rosto. “Caso a paciente não possua contraindicação, a reposição hormonal é importante. Além disso, beber muita água e usar cremes apropriados para essa fase prescritos por médico é essencial. Geralmente são cremes com ativos anti-idade e com alto poder de hidratação”, explicou a dermatologista.

Já em consultório, a dermatologista Renata Sampaio explica que as mulheres podem apostar na aplicação de Skinbooster, uma técnica de hidratação profunda feita com ácido hialurônico. Uma opção mais conhecida é o tratamento a laser de CO2, que tem um alto poder de regeneração do colágeno.

Texto: Redação

Fonte: Beleza Extraordinária

Lake Vilas Charm Hotel & SPA