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Muito além da laranja: veja 11 frutas com bastante vitamina C

3 de junho de 2019

A vitamina C atua na formação de colágeno, que é uma proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e paredes dos vasos sanguíneos. Ajuda a prevenir a anemia ferropriva e é um poderoso antioxidante que protege as moléculas do organismo. As nutricionistas Fernanda Machado Soares e Natália de Oliveira Carvalho, do Hospital Sírio-Libanês, falam sobre as frutas com mais vitamina C.

Camu-camu

De origem amazonense, é a fruta com maior índice de vitamina C: cerca de 2880 mg 100 g de polpa, contra 40 mg para a mesma quantidade de laranja. A fruta é rica em potássio, favorecendo a saúde coronária e renal. A recomendação é preparar um suco com 50 mg de polpa diluído em 1 litro de água e adoçar com adoçante stévia ou açúcar demerara. Nessa composição teremos 1440 mg de vitamina C.

Acerola

É a segunda fruta com maior concentração de vitamina C. Contém vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. É muito versátil e pode ser consumida in natura, por meio de sucos e em várias outras preparações. Indicado consumir três unidades diariamente, equivalente a 1129,6 mg de vitamina C.

Caju

É fonte de vitamina A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. Para seu melhor aproveitamento, sugere-se que o caju seja consumido no mesmo dia da compra. Seus antioxidantes são eficazes em processos de cicatrização, sendo indicado para processos pós-operatórios. O consumo não deve ser diário, para evitar constipação. A recomendação é comer uma unidade por dia, equivalente à 329 mg de vitamina C.

Carambola

Essa estrela tropical é rica em potássio, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C. É fonte natural de ácido oxálico. Seu consumo é capaz de evitar a agregação plaquetária e deixar o sangue menos viçoso. Pode ser consumida in natura, utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores ou doces. Recomendado comer duas unidades por dia, equivalente a 146 mg de vitamina C.

Mamão

É fonte de nutrientes como vitamina C, provitamina A e fibra, além de possuir grandes quantidade de fósforo, sódio, cálcio, ferro e potássio. Possui também betacarotenos, papaína e carpaína, sendo que o consumo dessas substâncias traz diversos benefícios para a saúde. Recomenda-se o consumo diário de cerca de meia unidade equivalente à 82,2 mg de vitamina C.

Goiaba

A goiaba possui grande fonte de vitamina C, A, e B, além de bons teores de fósforo, ferro e cálcio. É benéfica na redução do colesterol e da pressão, por ser rica em licopeno e em fibras. O sabor e o valor nutritivo podem flutuar de acordo com o tipo. Recomenda-se o consumo de uma goiaba branca (99,2 mg de vitamina C). Para quem prefere a vermelha, uma unidade possui 80,6 mg da vitamina.

Kiwi

É rica em nutrientes, principalmente fibras, minerais e compostos bioativos. Possui alto teor de vitamina C, além de outros fitoquímicos, incluindo carotenóides, luteína e compostos fenólicos, com alta característica antioxidante. Muito recomendada para o tratamento de osteoartrites e artroses, quando associada com vitamina D. Indicado comer uma unidade por dia, que possui 70,8 mg de vitamina C.

Manga

A manga é fonte de fitoquímicos, dentre os quais se destacam os carotenoides e a vitamina C, também é rica em vitamina A, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio. É rica em fibras, que dão saciedade. A pectina é uma fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol. Indica-se consumir 100 g por dia, equivalente a 65,5 mg de vitamina C.

Morango

É pouco calórica e rica em vitamina A e C e manganês, compostos fenólicos, possui alguns antioxidantes e ácidos importantes, por isso é considerado um excelente anti-inflamatório. Também contém o ácido elágico, que evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B. Indicado o consumo de seis unidades por dia, equivalente à 63,6 mg de vitamina C.

Tangerina

Em cada 100 g de fruta encontramos apenas 53 kcal, 27 mg de vitamina C e muitos bioflavonóides. Suas fibras reduzem ansiedade e o tempo de esvaziamento gástrico aumenta, e a vitamina C com os flavonoides atuam combatendo os antioxidantes responsáveis pelo envelhecimento. A recomendação é uma unidade após o almoço, equivalente à 58,6 mg de vitamina C.

Laranja

Possui alta concentração de antioxidantes, tendo benefícios anti-inflamatórios e cardioprotetores. É uma fruta calórica e seu consumo deve ser em gominhos. A dica é consumir uma laranja associada com fontes vitamina E, como amêndoas, pimentão ou grão-de-bico, pois aumenta seu poder anti-inflamatório. Consuma 10 gomos por dia, equivalente a 56,9 mg de vitamina C, se for o tipo baia.

Texto: Redação

Fonte: Viva bem

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