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Nutritivo, o abacate é a fruta da vez

2 de maio de 2019

O queridinho do cardápio fit chega no auge da safra. Época de aproveitar os benefícios nutricionais e culinários, que vão além de qualquer modismo à mesa.

Da mesa do cotidiano ao cardápio da cafeteria hipster lá está o abacate com status de iguaria pop. Daquelas que aparecem em posts matinais do Instagram, reforçando a ideia do consumo saudável pelo mote de um superalimento. Mérito indiscutível no contexto do bem-estar, que alcança dias de glória no mês de maio, quando o abacateiro atinge o auge da produção e entrega o fruto com o máximo de benefícios ao corpo e ao bolso.

Para ter uma ideia, quem faz a compra de olho no período da safra consegue economia de até 30%, segundo comerciantes. Benefício que entra no carrinho da feira com uma série de outras vantagens agregadas. A começar pela polpa mais carnuda, entre os tons verde e amarelo, podendo chegar até 1kg com uma única semente dentro. A casca se mostra verdinha, enquanto na mão apresenta estrutura macia, mas ainda firme, indicando estar ideal para as produções na cozinha.

No entanto, antes de finalmente colocar a mão na massa em alguma receita do momento, saiba que o abacateiro é planta que vai além de qualquer modismo, merecendo um olhar além da onda fit. Por ser originário do continente americano, com referências ainda nas primeiras civilizações do México, o vegetal se desenvolveu aos montes pelas bancas de cá, principalmente pelo Chile, Peru e Argentina. No Brasil, os livros de história dizem que sua introdução aconteceu no século 19 com a vinda de povos da Guiana Francesa. Mesmo não sendo nativa, adaptou-se bem ao clima tropical e ao solo úmido por ser uma planta naturalmente resistente, capaz de render até 600kg de fruto por pé.

Segundo o engenheiro agrônomo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Kozmhinsky, para cultivar um desses não é preciso seguir grandes cuidados, sendo facilmente adaptável em pequenas áreas dentro de casa. “Você pode cultivar ele num vaso, plantar a semente e deixar crescer até 50cm tranquilamente. Acima disso fica difícil. Já no quintal é preciso ter nas proximidades algum outro pé da espécie, porque sua polinização é cruzada entre árvores”, explica.

Alimento funcional

A grande oferta nos supermercados fez o consumidor olhar para o produto com bons olhos. Um flerte que os nutricionistas aprovaram assim que o apelo da vida saudável soou pelos quatro cantos. Pois, sim, estamos falando de um ingrediente rico em nutrientes, incluindo vitamina E, glutationa, beta sitosterol, minerais e ômega 9. Uma espécie de combo do bem na luta contra o estresse, no processo anti-inflamatório e até na regulação do intestino.

“Mas, por se tratar de um alimento calórico com cerca de 70% de gordura, é temido por algumas pessoas. Para ter noção, 100g de abacate tem cerca de 96 calorias. Ainda assim, suas gorduras poliinsaturada e monoinsaturada protegem a saúde cardiovascular por aumentar a concentração de HDL, o bom colesterol, que é um protetor cardiovascular”, afirma a nutricionista Bárbara Duque. Isso sem falar na melhora da performance cognitiva ligada à memória e atenção, graças à presença da substância luteína.

Ainda segundo a especialista, vale lembrar que esse é um importante coadjuvante no tratamento da obesidade por diminuir hormônios que aumentam apetite, levando o indivíduo a maior saciedade. “Não possui contraindicação a indivíduos saudáveis, mas deve ser consumido com moderação e equilíbrio”, sugere.

Na gastronomia, um clássico

O brasileiro está acostumado a consumir o abacate amassado com açúcar e, muitas vezes, batido com leite. Mas, em outros países, ele é perfeito para os pratos salgados. Que o diga o clássico guacamole mexicano, as tostadas norte-americanas, os patês à base da fruta e as levíssimas saladas latinas. Segundo a natural chef do Greenmix Mercado Saudável, Mariana Dias, não há mistérios em relação a receitas doces ou salgadas. “A gente não sente mais esse tipo de estranhamento do público, porque quem segue uma alimentação equilibrada já tem a fruta muito bem inserida no dia a dia”, aponta.

Por ser esse queridinho da vida moderna, variar sua atualização ajuda a evitar a monotonia alimentar de quem está na crista da onda. A dica da chef é o mix de possibilidades, que vai de um robusto hambúrguer guarnecido por guacamole, passando por uma versão de tartare com salmão, atum e shimeji, finalizando a lista com uma mousse proteica de cacau e Whey. Todos no cardápio do Greenmix. “Essa aplicação não é difícil porque se trata de uma fruta que sacia facilmente”, completa Mariana. Em termos de complexidade gastronômica, ela também lembra a diferença do abacate tradicional para o avocado. Enquanto o primeiro é popular no Brasil pelo seu sabor delicado, o segundo, reconhecido por sua casca escura, é o preferido de americanos e europeus por conta do gosto mais acentuado.

Preparo cuidadoso

Por ser presença frequente nas receitas frias, o abacate se tornou hit gastronômico no horário da manhã e no lanche. “Mas não creio que ele apresente uma versatilidade gastronômica, sobretudo devido às suas características bioquímicas. Ele possui quantidade significativa de enzimas que provocam escurecimento, como peroxidase e polifenoloxidase, por isso que, quando sofre algum corte ou esmagamento, escurece imediatamente”, pondera o chef e professor do Senac-PE Robson Lustosa.

A reação de escurecimento é reduzida quando se adiciona algum ingrediente ácido, como o sumo de limão. “Logo, se quero uma preparação visualmente e nutritivamente agradável, ela vai ter que apresentar o gosto ácido”, completa o chef. Outra situação desconhecida por muita gente é a mudança de textura na hora de um aquecimento. “Acredito que seja por conta da grande quantidade de gordura que ele apresenta, fazendo a preparação se tornar granulada. Inclusive, essa quantidade de gordura é outra característica bioquímica que limita seu uso, pois reações de oxidação e enzimáticas podem provocar alterações de sabor”, reforça o chef.

Texto: Edi Souza

Fonte: Folhape

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