Lake Vilas Charm Hotel


Blog

O que causa pedra na vesícula, quais seus sintomas e tratamentos?

6 de abril de 2018

o-que-causa-pedra-na-vesicula-quais-seus-sintomas-e-tratamentos-840x320

As pedras da vesícula ou cálculos biliares, são partículas sólidas que se formam do colesterol biliar e da bilirrubina na vesícula biliar. Você pode até não saber que você as tem até que bloqueiem um ducto biliar, causando dor intensa e a necessidade de tratamento.

A vesícula biliar é um pequeno órgão parecido com um saco na parte superior direita do abdômen. Ele está localizado sob o fígado, logo abaixo da caixa torácica da frente do lado direito. A vesícula biliar faz parte do sistema biliar, que inclui o fígado e o pâncreas. O sistema biliar, entre outras funções, transporta as enzimas biliares e digestivas. A bile é um fluido produzido pelo fígado para ajudar na digestão das gorduras.

A bile contém várias substâncias diferentes, incluindo colesterol e bilirrubina, um produto residual da degradação normal das células sanguíneas no fígado. Ela é armazenada na vesícula biliar até que seja necessária. Quando ingerimos uma refeição com alto teor de gordura e alto teor de colesterol, a vesícula biliar se contrai e injeta bílis no intestino delgado por meio de um pequeno tubo chamado ducto biliar comum. A bile, em seguida, auxilia no processo digestivo.

Tipos de pedra na vesícula

Existem dois tipos de pedra na vesícula: pedras de colesterol e pedras de pigmento.

Pedras de colesterol: Estas são geralmente de cor amarelo-esverdeado. Elas são o tipo mais comum, representando 80% dos cálculos biliares.

Pedras de pigmento: Essas pedras são menores e mais escuras. Elas são compostos de bilirrubina, que vem da bile, um líquido que o fígado produz e as suas reservas de vesícula biliar.Pedras de colesterol se formam quando há muito colesterol na bile. Os pigmentos se formam quando há excesso de bilirrubina na bile. As pedras na vesícula podem ser de qualquer tamanho, desde minúsculos grãos de areia a grandes bolas de golfe.

Embora seja comum ter muitas pedras menores, é possível uma única pedra maior ou qualquer combinação de tamanhos. Se as pedras são muito pequenas, elas podem formar uma lama ou lodo. Os sintomas dependem em parte do seu tamanho e do seu número, embora nenhuma combinação de número e tamanho possa prever se os sintomas irão ocorrer ou a gravidade dos sintomas.

Os cálculos biliares dentro da vesícula biliar geralmente não causam problemas. Se houver muitos ou forem grandes, eles podem causar dor quando a vesícula biliar responder a uma refeição gordurosa. Eles também podem causar problemas se bloquearem a bile de deixar a vesícula biliar ou sair da vesícula biliar e bloquear o ducto biliar.

O que causa pedra na vesícula?

De acordo com a Harvard Health Publications, 80% dos cálculos biliares são feitos de colesterol. Os outros 20% dos cálculos biliares são feitos de sais de cálcio e bilirrubina. Não se sabe exatamente o que causa a formação de cálculos biliares, embora existam algumas teorias. Algumas delas são:

Muito colesterol na sua bílis

Ter excesso de colesterol na bile pode levar a pedras amarelas. Essas pedras duras podem se desenvolver se o seu fígado produzir mais colesterol do que a sua bílis pode se dissolver.

Muita bilirrubina na sua bílis

A bilirrubina é um produto químico produzido quando o fígado destrói as células vermelhas do sangue mais antigas. Algumas condições, como danos ao fígado e certos distúrbios sanguíneos, fazem com que o fígado produza mais bilirrubina do que deveria. Os cálculos biliares do pigmento se formam quando a vesícula biliar não consegue quebrar o excesso de bilirrubina. Essas pedras duras geralmente são marrom-escuras ou pretas.

Bile concentrada devido a uma vesícula biliar completaSua vesícula biliar precisa esvaziar sua bile para ser saudável e funcionar adequadamente. Se não esvaziar seu teor de bile fica excessivamente concentrado, o que faz com que pedras se formem.

Sintomas de pedra na vesícula

A maioria das pessoas com pedra na vesícula não apresentam sintomas. Isso ocorre porque as pedras permanecem na vesícula biliar e não causam problemas.

Às vezes, no entanto, uma pedra na vesícula pode levar à colecistite ou a uma inflamação da vesícula biliar. O principal sintoma é a dor que surge de repente e piora rapidamente. Essa dor pode ocorrer no lado direito do corpo, logo abaixo das costelas, entre as omoplatas ou no ombro direito.

Pedra na vesícula sintomas

  • – Dor no lado direito do corpo, logo abaixo das costelas
  • – Dor nas costas entre as omoplatas
  • – Dor no ombro direito
  • – Intolerância a alimentos gordurosos
  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Sudorese
  • – Inquietação
  • – Febre
  • – Indigestão, arrotos, inchaço
  • – Urina escura
  • – Fezes cor de barro

Esses sintomas também são conhecidos como cólica biliar. Os sinais de alerta de um problema sério são febre, icterícia e dor persistente.

Os sintomas geralmente ocorrem quando as complicações se desenvolvem. Os ataques de dor podem ocorrer de dias em dias, semanas ou meses, eles podem até ter intervalos de anos. A dor geralmente começa dentro de 30 minutos depois de uma refeição com alimentos ricos em gordura (frituras, fast food, alimentos industrializados com alto teor de gordura, etc).

Texto: redação

Fonte: dicassobresaude

Lake Vilas Charm Hotel & Spa.