Lake Vilas Charm Hotel


Blog

O Que é Drenagem Linfática – Como Ela Pode Te Ajudar

9 de abril de 2018

estetica

Buscamos a saúde em primeiro lugar e se o corpo for bonito e saudável é tudo de bom, assim a drenagem linfática nos ajuda a conseguir isto e consequentemente uma melhor qualidade de vida. A drenagem linfática é procurada por diferentes pessoas para melhorar a estética facial e corporal além de desintoxicar o organismo. Estas são algumas das vantagens que esta técnica proporciona. Veja a seguir neste artigo como esta drenagem funciona e todos os seus benefícios.

O Que é a Drenagem Linfática

Basicamente é uma massagem técnica que estimula o sistema linfático (uma rede complexa de vasos responsáveis por conduzir fluidos pelo corpo), proporcionando seu melhor funcionamento e de forma acelerada. O sistema linfático é composto por Gânglios linfáticos – também conhecido como Linfonodos – que são glândulas responsável por filtrar a linfa, que é um líquido de aspecto leitoso, que circula de maneira bastante lenta pelos vasos linfáticos.

Esta técnica foi desenvolvida por Emil Vodder e sua esposa no ano de 1932, em Paris, com o objetivo de auxiliar no tratamento de problemas crônicos das vias respiratórias superiores.

Hoje em dia esta massagem é utilizada para estimular a circulação linfática. Desta forma as pessoas que ganham mais vantagens ou benefícios, são aquelas que sofrem com retenção de líquido.

Função e Atuação da Drenagem Linfática

A linfa é responsável pela nutrição das células do nosso organismo, por drenar substâncias e líquidos entre as células. Também possui a função de remover impurezas resultantes do metabolismo. Desta forma os principais benefícios desta técnica estão na redução da retenção deste líquido, combate à celulite, ativação da circulação sanguínea, e no relaxamento corporal.

Este sistema linfático trabalha como se fosse uma terceira circulação sanguínea, ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Como foi dito anteriormente, a linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático; retornando aos gânglios.

Assim sua principal função se resume na drenagem de resíduos metabólicos e de líquidos do sistema linfático.

Ela Ajuda a Emagrecer?

A drenagem linfática emagrece, mas para perder peso e ser eficaz, deve ser feito complementando com uma dieta com poucas calorias, hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos e adoção de uma dieta adequada. Como tantas outras formas de emagrecer, somente a drenagem linfática não resolve, apesar de ajudar muito. É uma forma natural e eficaz de alcançar a meta de ser magra e sem celulite.

Regiões do Corpo Que Mais Atua Para Tratar a Celulite e Perda de Peso:

  • Nos braços,
  • No pescoço,
  • Nas pernas,
  • No abdômen,
  • Nas nádegas,
  • No rosto,
  • Nas costas.

Esta massagem é muito favorável no combate à gordura localizada, quando realizada da maneira correta. Ela atua diminuindo a quantidade de líquidos retidos em áreas do corpo onde é mais propício o acúmulo de gordura como as coxas, o culote e o abdômen. Por isso, quando a circulação da linfa é melhorada ou mais eficiente; assim há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo; o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada.

Existem muitas razões para adicionar a drenagem linfática no seu programa de perda de peso, pois é fácil e ajuda a tirar alguns centímetros da sua cintura. Existem alguns momentos que são mais indicados para fazer uma massagem; por exemplo;

  • após um voo longo,
  • algum período que por algum motivo se tornou sedentário,
  • uma caminhada exaustiva,
  • uma temporada de viagens.

Alguns profissionais fazem combinações da drenagem linfática com aplicações de shiatsu, que é uma forma de se massagear manipulando os dedos e a palma das mãos, em áreas específicas do corpo, com o objetivo de corrigir disfunções internas, auxiliar no tratamento de doenças e promover a saúde.

Outra grande vantagem, você não precisa fazer qualquer coisa durante a drenagem linfática; então relaxe enquanto seu corpo é gentilmente massageado e logo você começará a ver sua cintura diminuir. Você também irá se sentir com muito mais energia e mais feliz.

Quanto Tempo Dura a massagem?

Para cada sessão da massagem de drenagem linfática é aconselhável que seja feita em 45 a 60 minutos. Após essas sessões, você provavelmente sentirá alguns efeito típicos como o diurético que será rápido e efetivo.

Este é um tratamento que deve ser feito com frequência para ter resultados. Você mesmo pode aprender os movimentos e fazer a drenagem linfática em si mesmo em casa, todos os dias. Caso você prefira fazer com um profissional, pode ser de uma até três vezes por semana.

Este tipo de massagem deve ser realizada por profissionais habilitados, como fisioterapeutas e massoterapeutas.

A Drenagem Linfática é Contraindicada Para:

  • Pessoas que possuem pressão arterial baixa,
  • Pessoas sofrendo de infecções agudas,
  • Pessoas que possuem tendências ou sofrem de trombose,
  • Pessoas que sofrem de problemas no coração,
  • Pessoas que possuem hipotiroidismo.

No casa da infecção, a drenagem linfática está contraindicada, porque as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. O mesmo acontece com pessoas com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada.

Conclusão:

Se você não possui algum problema de saúde que impeça de fazer este procedimento ou massagem, assim, a drenagem linfática é sem dúvidas indicada. É uma poderosa estratégia para quem de cuida da saúde e da estética corporal. Também é uma massagem relaxante e tranquiliza a pessoa durante o procedimento, sendo esse um momento ideal para esquecer dos problemas.

Sendo um procedimento que está relacionado com a saúde; então é importante conversar com o seu médico antes de agendar uma sessão, isso lhe ajudará a tirar o máximo de proveito dessa poderosa técnica, além de evitar problemas futuros.

Se você experiências nesta área da drenagem linfática, então compartilhe com a gente.

Texto: redação

Fonte: dicasparaviverbem

Lake Vilas Charm Hotel & Spa.