Lake Vilas Charm Hotel


Blog

O que você precisa saber sobre varizes

19 de outubro de 2017

pernas
A fraqueza na parede e nas válvulas das veias causa esta condição.
As veias são responsáveis por levar o sangue de volta ao coração. Dentro das veias existem válvulas que ajudam o sangue a seguir em direção ao coração e não retornar. Quando há problemas nas válvulas, o sangue tende a descer devido à ação da gravidade. As veias dilatam e mais válvulas são danificadas em um processo contínuo, e é aí que as varizes aparecem.

A genética desempenha um papel importante nas varizes.
Estudos mostram que o risco de ter varizes é de até 90% quando o pai e a mãe têm varizes.
Quando apenas um deles tem a doença, o risco é de 62% para as mulheres e 25% para os homens. Os outros fatores de risco são obesidade, gravidez, idade, uso de anticoncepcional e tratamentos hormonais.

Mudanças no estilo de vida podem reduzir seu risco.
É possível prevenir as varizes com hábitos de vida saudáveis, com manutenção do peso, exercícios físicos frequentes e alimentação saudável. Evite permanecer na mesma posição por longos períodos e não use roupas muitas justas. Discuta o melhor método anticoncepcional com seu médico.

As varizes não são somente um problema estético.
A insuficiência das veias sobrecarrega o sistema venoso. As varizes podem causar dor nas pernas, queimação, dormência, inchaço e cansaço. Em casos mais graves podem ocorrer tromboflebite, eczema, dermatite ocre, edema e úlceras. O tratamento feito precocemente pode evitar procedimentos invasivos no futuro.

É possível ter varizes várias vezes.
Quem tem varizes tem maior probabilidade de ter a doença novamente, mesmo que o tratamento ou a cirurgia sejam feitos. Por isso é importante assumir uma atitude preventiva com a adoção de hábitos saudáveis, prática frequente de exercícios e acompanhamento de um Cirurgião Vascular ou Angiologista.

Texto: Dra. Silvia Debran

Fonte: Silviadebran.com.br

Lake Vilas Charm Hotel & SPA