Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Olheiras: Qual Tratamento Fazer?

8 de junho de 2017

Vamos falar de olheiras e tratamentos para esta causa inestética.

corretivo

A Hiperpigmentação Periorbital também conhecida como OLHEIRA acomete pessoas de qualquer idade, etnia e sexo, sendo mais comum entre as mulheres. Confere ao indivíduo um olhar cansado, triste e por vezes envelhecido.
Uma queixa frequente nos consultórios e um grande desafio estético já que sua etiologia é multifatorial.

Dentre as principais causas estão:

• Genética: se os pais possuem olheiras, é possível que o filho também apresente; Vascularização superficial: pessoas que apresentam a pele da pálpebra inferior muito fina e translúcida, deixando as estruturas abaixo da pele evidentes;
• Acúmulo de melanina e/ou hemossiderina na região dérmica: clinicamente apresenta coloração castanha amarronzada, em consequência da transmissão da cor através da derme;
• Envelhecimento: pode levar a flacidez local causando um sombreamento e até mesmo a formação de bolsas;
• Exposição solar excessiva: causa aumento da pigmentação, diminuição da espessura da pele e vasodilatação local;
• Etilismo, tabagismo, diminuição e má qualidade do sono, respiração bucal: alteram a circulação sanguínea local levando a hiperpigmentação;
• Algumas doenças como renites, alergias crônicas entre outras.

As olheiras são classificadas em Melânica, causada pela deposição de pigmento na região dérmica, são aquelas de coloração amarronzada; Vascular, caracterizada pela presença da grande vascularização superficial, visível através da fina pele palpebral, se apresenta geralmente na coloração arroxeada, avermelhada ou até mesmo azulada; ou Mista, quando há presença dos dois fatores relacionados.

O diagnóstico é clínico através da avaliação e observação local. É visualizado se há presença de vasos, depressões anatômicas e presença de pigmento depositado.

Diversos tratamentos têm sido propostos para melhorar o aspecto das olheiras. Bons resultados têm sido obtidos através da associação de produtos home care com tratamentos em consultório que incluem pellings químicos, carboxiterapia,microagulhamento com objetivo drug delivery e volumerização com ácido hialurônico, para os casos em que há uma depressão da região.

É importante a avaliação profissional para determinar qual o tipo e o melhor procedimento a ser realizado. Cada paciente deve ter seu tratamento individualizado determinado pelas suas características.

Texto: Clarissa Bergmann

Fonte: Clarissa Bergmann