Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Os 10 Principais Benefícios Fisiológicos da Prática do Golfe

25 de abril de 2017

golfe2

Jogar golfe pode ser uma forma de ser saudável de realizar atividade física e ao mesmo tempo divertir-se. Caminhar pelo campo ao ar livre proporciona benefícios para a saúde incluindo exercício para a mente, corpo e criatividade.

O golfe é um desporto muito versátil. Frequentemente, podemos assistir diferentes gerações a jogar a mesma partida, sem preocupação com a idade ou condição física.

Seguem 10 benefícios fisiológicos associados a esta modalidade:

Endorfinas
Jogar golfe não é só fisicamente saudável, é também uma potente e natural forma de promover a produção de hormonas que nos dão prazer, na nossa corrente sanguínea. Estas hormonas dão-nos prazer. Esta produção acontece quando jogamos uma volta de golfe descontraída, na companhia de amigos, de preferência com uma temperatura amena e o sol a brilhar.

Exercício Físico
Para a maioria dos golfistas o jogo faz-se a andar o que, jogando uma vez por semana, representa cumprir entre 5 a 7 km, em 4 a 5h. As últimas recomendações para obter benefícios na saúde apontam para um volume de atividade física moderada, na ordem dos 150 a 300 min/semana. Estes benefícios passam pela promoção do sistema cardiovascular, a diminuição do colesterol “mau”, facilitar a perda de peso e aumentar o metabolismo basal. Um jogo de golfe num indivíduo com um peso médio de 75 kg, tem um gasto calórico entre 300 a 400 Kcal/h, se carregar os tacos.

Saúde dos ossos
Exercícios que suportem o peso do corpo são excelentes para a saúde dos ossos. Sabe-se que este tipo de exercício regular ajuda a promover a manutenção da massa isenta de gordura (músculos), que ajuda a suportar um esqueleto forte. Este tipo de exercício físico ajuda, também, a prevenir a degeneração da massa óssea, incluindo a osteoporose. Para beneficiar ao máximo da gravidade, é fundamental carregar os tacos às costas.

Redução do stress e do colesterol
O golfe também reduz o stress e o colesterol. Um único jogo pode queimar mais do que 1000 Kcal, o que é uma boa maneira de ficar em forma, assim como usar o excesso de gordura corporal. Um jogo promove a frequência cardíaca, aumenta a circulação sanguínea, transformando este desporto numa boa atividade cardiovascular. Uma boa condição cardiovascular, por sua vez, está associada a uma diminuição do stress e do “mau” colesterol.

“Brain Power”
Fazer um jogo de golfe pode ajudar a promover a eficiência cerebral. Alguns estudos demonstraram que são criadas novas células cerebrais e mais sangue é bombeado para o cérebro, quando um indivíduo é ativo em determinados tipos de exercício aeróbio. Estimular o cérebro, associado a uma alimentação saudável e à prática de exercício físico pensa-se que pode ajudar a prevenir Alzheimer, já que é estimulada a circulação sanguínea, assim como a promoção das ligações nervosas. O golfe está constantemente a desafiar a mente em termos de coordenação, concentração, visualização e estratégia, na preparação de cada tacada. Assim como todas as ações não verbais que ocorrem enquanto se espera pela vez de jogar: como por exemplo, o ritmo de jogo, a seleção de tacos dos outros jogadores, o sucesso ou insucesso.

Social
O golfe é um desporto que pode ser jogado em vários locais do país. A atividade social deste desporto torna-o especial, promovendo o bem estar físico e mental, já que é realizado em interação com a natureza, como atestam vários estudos realizados.

Vitamina D
Esta vitamina é essencial para a saúde dos ossos e regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. Ajuda, também, a regular o crescimento das células da pele. Enquanto se pode ingerir alimentos ricos em vitamina D, o corpo pode produzi-la, bastando apanhar algum raios de sol, como acontece ao jogar golfe ao ar livre.

Sono
A ciência tem mostrado como a prática de exercício regular promove tudo de bom que o sono nos traz. Adormecer mais rapidamente e ficar num sono profundo durante mais tempo, pode ser melhorado com a prática regular de golfe, melhorando a recuperação e reparação muscular.

Auto confiança, concentração
A natureza deste desporto requer que se treine a mente para a concentração e todos os sucessos promovem a auto-confiança. Quer seja um jogador profissional ou “weekend putter walking in the nature”, os sucessos são sempre experiencias positivas e construtivas.

Emocional
Como em todos os desportos, a emoção traz experiências enriquecedoras. O golfe não é excepção. Este jogo de eleição, praticado ao ar livre e num ambiente de descontração, pode trazer emoção a cada tacada, a cada buraco e a cada jogo.

Texto: Redação

Fonte: Portal da Educação Física