Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Os seis passos para ser feliz, segundo um life trainer

3 de setembro de 2019

Douglas Maluf, conhecido por seus trabalhos com Thomaz Belucci, Paolla Oliveira e Angélica, entre outros, deu umas dicas para a GQ.

Vivemos em busca da felicidade, certo? Mas se antes ser feliz era sinônimo de conta bancária robusta, hoje as pessoas estão cada vez mais entendendo que ser feliz não tem relação com a quantidade de consumo, e sim com a qualidade de vida.

Quem defende essa ideia é Douglas Maluf, life trainer e criador de um método de compreensão e treinamento de comportamentos voltado para o desenvolvimento de inteligência emocional. Responsável por acompanhar nomes como Thomaz Bellucci, Paolla Oliveira, Angélica e Claudia Raia, entre outros, ele compartilhou alguns de seus pensamentos com a GQ. Mais especificamente, seis deles – que ele considera passos para atingir a felicidade.

“Existem dois fatores que impactam diretamente no nível de felicidade da sociedade como um todo”, diz. “O primeiro é a falta de compreensão sobre sentimentos como a tristeza, o medo e a raiva. O outro é a tentativa de querer evitá-los e reprimi-los a todo custo. Estados permanentes de felicidades não são viáveis e, para viver melhor, precisamos acolher as nossas frustrações”, continua. Veja abaixo algumas estratégias para isso.

Agradeça

“Quando você desenvolve a habilidade de agradecer por absolutamente todas as situações e acontecimentos, você amplia sua perspectiva e passa a focar nos melhores aspectos do seu dia a dia. Ser grato torna episódios dolorosos, ou então não tão prazerosos, em uma oportunidade de aprendizado. Se a felicidade depende do estado mental de cada indivíduo, é importante barrar a tendência de ficar se culpando e remoendo os próprios fracassos.  É muito mais inteligente encontrar ensinamentos importantes com cada experiência e, assim, sair mais forte e com mais recursos internos depois de cada adversidade.”

Faça o que precisa ser feito

“Um dos elementos mais tóxicos para a sensação de felicidade é a incapacidade de estar no momento presente. E, na maioria esmagadora dos casos, essa dificuldade é ocasionada pela ansiedade, que nada mais é do que o medo do futuro. Uma estratégia simples para afastar essa sensação dos seus dias é: faça o que você precisa fazer. Adiar tarefas gera tensão e preocupação, dois fatores que não combinam nenhum pouco com alegria e felicidade.”

Compre experiências e não objetos

“Em vez de colecionar ‘bugigangas’, experimente investir o seu dinheiro em viagens, mais momentos com os amigos e familiares, ir em um show de uma banda que você gosta ou fazer um curso que você sempre desejou. Investir em experiências é essencial para ampliar a sensação de plenitude.”

Simplifique

“Simplificar é concentrar esforços e energia no que, de fato, realmente importa. Quem busca fazer tudo o tempo todo, corre o sério risco de não fazer nada direito e, pior: não aproveita o processo, a trajetória.”

Veja seus amigos com frequência

“Ter amigos presentes é uma das chaves para alcançar objetivos e as boas relações permitem a troca de emoções positivas, engajamento e realização.”

Seja engajado

“Exercer atividades que trazem prazer é a chave para conquistar a motivação e a força necessária para a superação. Para isso, é importante se dedicar ao autoconhecimento e entender o que você realmente gosta de fazer, o que faz seu coração vibrar.”

Texto: Redação

Fonte: GQ.Globo

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA