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Ovo – De vilão à mocinho das dietas

28 de setembro de 2017

ovos

Todos os dias, somos surpreendidos com alguma novidade que revoluciona a nossa forma de entendimento da boa alimentação. Veja o caso do ovo: Se antes, havia restrições com esse alimento, hoje, ele só perde para o leite materno, em qualidades nutricionais.

Se lembra, quando diziam que o ovo aumentava o índice de colesterol no sangue? Pois, isso é mentira. O consumo de ovos não faz mal à saúde. Nutricionistas liberam o consumo de até 6 ovos por dia. E, se antes, apenas a clara do ovo era enaltecida, é na gema que estão os principais minerais, vitaminas e muitas outras substâncias essenciais ao funcionamento adequado do organismo humano. Mas, a clara é maravilhosa também, Tem muita proteína.

Proteína é o que não falta no ovo. O ovo tem uma proteína de alto valor biológico, o que significa que ela é muito bem absorvida pelo organismo. Atletas conhecem bem a albumina, presente na clara, que aumenta a massa muscular. Um super alimento!

Portanto, inclua ovos na dieta, já no café da manhã. Ovos mexidos ou cozidos, poché, omeletes… ovos nos nutre, nos dão energia e a sensação de saciedade. São perfeitos também, depois da atividade física.

Outra substância que dá excelente resposta no que se refere às funções do cérebro é a colina. A colina está ligada à qualidade da memória. Uma dieta rica em ovos é capaz de nutrir o cérebro.

Quanto à qualidade dos ovos, tanto os brancos como os vermelhos têm o mesmo poder nutricional. Qualquer um deles deve ser guardado na geladeira. Porém, evite guarda-los na porta da geladeira. O abre e fecha da porta, varia a temperatura do ovo e altera a capacidade de proteção da casca. Isso pode deixar a clara e a gema vulneráveis. Qualquer rachadura e fissura são portas abertas de bactérias nocivas à saúde humana.

Texto: Redação

Fonte: Boa Vida Online

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