Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Por que hipotireoidismo e depressão são doenças tão confundidas? Como diferenciar?

24 de julho de 2017

remedios

É comum que pacientes recebam o diagnóstico incorreto de depressão ao invés de hipotireoidismo. Entenda porque essa curiosa relação é realmente capaz de confundir os resultados:

Depressão ou hipotireoidismo: por que são confundidos?

O hipotireoidismo acontece quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para regular todas as funções do organismo. Para se ter uma ideia do prejuízo, esses hormônios são responsáveis pelo metabolismo, pressão sanguínea, batimentos cardíacos, desejo sexual e humor.

É justamente esse último fator que torna a condição tão propícia a ser confundida com transtornos psiquiátricos, visto que os hormônios também influenciam neurotransmissores que regulam a forma como nos sentimos, como a noradrenalina e a serotonina.

Como resultado, os sintomas de depressão são muito parecidos com os sinais de problema de tireoide, como cansaço, fraqueza, dificuldade de concentração e memória, desânimo, etc.

O que fazer?

Como também existem outros problemas confundidos com doenças da tireoide, como Alzheimer, anemia, apneia do sono e fibromialgia, o ideal é buscar um bom profissional de saúde que indique exames que avaliam a glândula. Entre eles, está o de dosagem hormonal e a ultrassonografia.

Já o tratamento para hipotireoidismo ou depressão costuma ser medicamentoso, podendo incluir mudança de hábitos e psicoterapia, respectivamente.

Texto: Ligia Lotério

Fonte: Vix

Lake Vilas Charm Hotel & SPA