Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Própolis para cabelos mais saudáveis!

17 de agosto de 2019

 Você já deve conhecer a própolis como um suplemento alimentar para saúde. Porém, a própolis também pode ajudar a melhorar as condições capilares como caspa, crescimento lento e até queda de cabelo.

O que é própolis?

A própolis, diferentemente do que muitos pensam, não é de origem primária das abelhas. É um hormônio, de origem vegetal, que tem uma função primordial na hora de cuidar da saúde das plantas. Ela protege os novos brotos contra o ataque de possíveis fungos e bactérias – como se fosse um anticorpo externo às plantas.

 Esta proteção não passou despercebida pelas abelhas, que utilizam própolis como uma proteção em sua colmeia: retiram-no do interior das plantas quando estão recolhendo o pólen e o aplicam na parte externa de suas colmeias, vedando tudo contra quaisquer organismos invasores que possam querer roubar o seu mel.

Nós obtemos a maior parte da própolis que temos no mercado das colmeias das abelhas, onde se encontra em maior quantidade do que no interior das plantas. Geralmente, é misturado a outros ingredientes – como agrião, menta e mel – e utilizado quase sempre no combate a dores de garganta, gripe e afins.

Própolis e os Cabelos

A própolis é muito benéfica para a saúde e ajuda a melhorar a imunidade, os flavonóides contidos na própolis melhoram a circulação do sangue, o que também favorecerá uma maior oxigenação dos folículos e consequentemente isto também auxiliará no crescimento capilar.

A própolis também protege e fortalece os cabelos. Suas propriedades antibacterianas são muito eficazes para tratar infecções do couro cabeludo. É boa para diminuir a oleosidade capilar e tratar a caspa. Ela também pode ajudar a remover o acúmulo de outros produtos capilares, e serve para manter a cor de cabelos tingidos, além de promover brilho aos fios.

A própolis estimula o crescimento do cabelo, estimulando a proliferação dos queratinócitos de cabelo.

A queda de cabelo muitas vezes é o resultado de uma inflamação. Devido ao fato de conter princípios anti-inflamatórios, os pesquisadores explicam que esperam que a própolis possa reverter a perda de cabelo, embora saibam que testes complementares são necessários.

Como utilizar a própolis nos cabelos?

Para conseguir os benefícios que a própolis pode trazer aos cabelos, o tratamento deve ser feito de 1 a 2 vezes na semana por pelo menos 3 meses.

De quais formas pode se utilizar a própolis?

Massagem Capilar. Faça uma mistura de óleo vegetal (coco, jojoba, oliva, semente de uva, rícino) com óleo essencial de alecrim. Uma colher de sopa de óleo + 2 gotas de óleo essencial de alecrim + 6 gotas de própolis. Misture bem e passe no couro cabeludo. Massageie. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente.

Argila. Faça uma mistura de água com argila branca ou verde para os cabelos e acrescente 10 gotas de própolis. Misture bem e passe no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente. Saiba como usar a argila nos cabelos.

Shampoo com Própolis. Separe 100 ml de shampoo base neutro. Acrescente 5 gotas de óleo essencial de cedro, 5 gotas de óleo essencial de hortelã e 15 gotas de própolis. Misture bem. Use o shampoo 3 vezes por semana.

Máscara Capilar. Separe a quantidade de máscara para passar no seu cabelo e acrescente 5 gotas de própolis. Misture. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e passe a máscara no comprimento dos fios. Enxágue bem.

Texto: Michele Marques

Fonte: Portal Mídia

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA