Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Reiki: conheça essa terapia espiritual e como ela é aplicada

14 de março de 2018

heiki-758x396

O Reiki é uma terapia holística que, de acordo com seus praticantes, é capaz de trazer a cura espiritual, mental, física e emocional, apenas com o reequilíbrio natural entre corpo, mente e espírito.

Para que este reequilíbrio aconteça, o praticante do Reiki irá utilizar as mãos próximas do corpo da pessoa em que está aplicando a técnica para canalizar e irradiar as energias através dos seus centros superiores cognitivos.

Assim, o corpo restaura seu poder natural de autocura através da energia vital universal que existe inesgotavelmente em todas as pessoas, mas a maioria não é consciente desse poder.

Qual a origem do Reiki?
A palavra Reiki vem do japonês REI = divino e KI = energia vital. Sua origem é datada de 1922, inicialmente praticado pelo monge budista Mikao Usui.

Quando sentiu-se verdadeiramente conectado com a energia vital, que descobriu quando passou 21 dias no Monte Kurama, transmitiu sua descoberta para o médico Chujiro Hayashi que então começou a propagá-la para tratar enfermidades através da devolução do equilíbrio entre corpo-mente-espírito para cada pessoa.

O Reiki pode ser usado para tratamento de doenças?
A prática possui muitos adeptos pelo mundo, mas não existem evidências científicas que comprovem e reconheçam sua eficácia. É uma questão de fé e compreensão particular, que cada ser é livre para experimentar, bem como para se responsabilizar pelos efeitos.

Não é recomendado como única prática no tratamento de doenças, mas sim, como terapia complementar.

Benefícios do Reiki
Os praticantes do Reiki listam inúmeros benefícios dessa prática para a saúde e a qualidade de vida. Alguns deles são:

Limpeza do campo energético: o Reiki limpa, clarifica e realinha os chacras, melhorando o fluxo e a distribuição da energia por todo o corpo;
Alívio do estresse e ansiedade: com a prática do Reiki, a pessoa que recebe consegue sentir relaxamento, paz interior, tranquilidade e conforto, cada vez mais intensos conforme recebe os cuidados.
Recuperação de lesões: como medida complementar de tratamentos médicos, o Reiki dá ao corpo o poder de restabelecer, por exemplo, uma contratura muscular que ainda não está totalmente curada.
Reduz os efeitos colaterais de tratamentos pesados: o câncer é um ótimo exemplo, já que são muitos os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.
Desintoxicação do organismo: receber o Reiki ajuda a restabelecer as funções vitais do corpo, melhorando o funcionamento de todos os órgãos e fortalecendo o organismo.
Purifica ambientes: a energia canalizada do Reiki não só devolve o poder de cura às pessoas, mas também é capaz de purificar as energias negativas dos ambientes.
É uma prática que funciona para equilibrar tudo que está à volta e faz parte do mundo de cada um, desde os bebês até as plantas, animais, ambientes e alimentos.

Quem está habilitado para aplicar o Reiki?
Todas as pessoas que se identifiquem com o propósito do Reiki podem se preparar para praticar. É importante que sintam-se com boa saúde física e mental e tenham verdadeiro desejo de ajudar outras pessoas a encontrarem seu ponto de equilíbrio através da energia vital universal. Afinal, trata-se de uma troca de energias que requer envolvimento espiritual e mental com o outro.

Para a iniciação no Reiki deve-se procurar por um Mestre Reiki que possa dar as devidas informações e orientar sobre a preparação, pois o Reiki é mais do que uma simples prática que se realiza eventualmente: é um estilo de vida para o qual deve-se estar completamente entregue.

Como acontece uma sessão de Reiki?
Em uma sessão de Reiki os únicos instrumentos utilizados pelo Mestre Reiki são suas mãos e sua energia vital que será transmitida para o “paciente”.

O ambiente é calmo, não é necessário utilizar roupas especiais e o aplicador irá aproximar ou encostar levemente as mãos em partes do corpo da pessoa como cabeça, pés, mãos, tórax ou costas, sempre com respeito e ética. Somente o calçado deve ser retirado.

O Reiki funciona?
Bem, como mencionado anteriormente, antes de tudo a pessoa precisa querer que funcione e estar aberta a receber a energia vital universal. Apesar de não ser uma prática ainda reconhecida pela ciência, existem pesquisas que trabalham para este reconhecimento.

O psicobiólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo, realizou um estudo com ratos de laboratório que tinham células cancerosas, junto de um grupo de ratos saudáveis. Ao aplicar Reiki nos animais doentes, comparou suas células imunes e percebeu que haviam se fortalecido ainda mais do que o sistema de defesa dos ratos sadios que não receberam Reiki.

Os ratos possuem 80% do organismo parecido com o funcionamento do corpo humano e não sabem o que é Reiki, portanto, o pesquisador acredita que este já é um grande progresso para um futuro reconhecimento da prática.

A próxima etapa da pesquisa foi com 50 idosos que viviam um estado de estresse a serem tratados com Reiki. Os dividiu em 2 grupos: 25 receberiam o Reiki pelas mãos de Mestres habilitados e 25 receberiam uma terapia placebo pelas mãos de pessoas não habilitadas, apenas para ativar a crença dos idosos sobre estarem recebendo Reiki.

Após 8 sessões, mesmo todos os voluntários terem relatado maior relaxamento, apenas os que receberam Reiki pelas mãos de Mestres disseram ter sentido um efeito profundo e duradouro, com o efeito físico de relaxamento muscular.

Portanto, os estudos existem e os resultados são positivos, mas como não há qualquer contraindicação para receber a terapia, é questão de querer experimentar e estar aberto a sentir seus efeitos em todos os aspectos da vida.

Demonstração de Reiki
Veja no vídeo abaixo um exemplo de aplicação do Reiki e se você acredita que esta técnica pode ser benéfica para a sua vida, busque um centro na sua cidade para entrar em contato com este universo espiritual.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Texto: redação

Fonte: dicasonline

Lakes Vilas Charm Hotel & SPA.