Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Saiba por que as oleaginosas são excelentes para a saúde

9 de agosto de 2019

Elas concentram alto poder antioxidante, que atuam na redução dos radicais livres (um dos vilões do envelhecimento).

 As oleaginosas são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras, e gorduras mono e poli-insaturadas (as gorduras boas), além de excelente opção para refeições rápidas, já que não exigem nenhum preparo prévio, e ainda auxiliam no aumento da saciedade, o que favorece o emagrecimento.

Mas seus principais benefícios estão na saúde: devidos aos seus poderosos nutrientes, as oleaginosas concentram alto poder antioxidante, que atuam na redução dos radicais livres (um dos vilões do envelhecimento), na proteção do coração contra as doenças cardiovasculares e, devido ao resveratrol em sua composição, têm propriedades anti-inflamatórias, além de agirem nos níveis do colesterol HDL (colesterol bom).

Conheça mais sobre os benefícios de cada uma

Nozes – Auxiliam no combate ao envelhecimento, na redução do colesterol sanguíneo e prevenção de alguns tipos de cânceres. Apresenta uma maior quantidade de antioxidantes – são ricas em ômega 3 e 6 –  e são excelentes fontes de vitamina E, potássio e proteína.

Avelã – Apresenta alta quantidade de vitamina B1 e fósforo, sendo excelente para a memória. Contém boas quantidades de cálcio e seus lipídios monoinsaturados auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, arteriosclerose e diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim).  No entanto, apesar de ser um fruto nutritivo, é rico em gordura e calorias.

Castanha-do-Brasil (Castanha-do-Pará) – É fonte de cálcio e magnésio, que auxiliam na saúde óssea, além de zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B e fibras. É uma das principais fontes de selênio – que tem poder antioxidante.

Castanha-de-caju – Possui vitaminas do complexo B – com destaque para a arginina, um aminoácido que auxilia na circulação sanguínea e equilíbrio da pressão arterial.

Pistache – Rico em fibra e gordura monoinsaturada, é fonte de magnésio, selênio, fósforo, cobre e vitaminas A, B1 e B6, agindo na produção de hormônios e no funcionamento cerebral.

Amêndoas – Contêm gorduras monoinsaturadas, vitamina E, e ácido fólico. Também contém a arginina.

Recomendações nutricionais importantes:

• Apesar de nutritivas, as oleaginosas são calóricas, por isso o consumo ideal deve ser, em média 5 unidades por dia –  que pode ser de um tipo isolado, ou um mix variado

• Elas aumentam a sensação de saciedade, por isso é indicado o consumo antes de grandes refeições

• Consumir na forma in natura, na versão sem sal e com casca

• As versões vendidas com sal e coberturas de chocolate não são indicadas para os hipertensos e portadores de diabetes

• O ideal é adquirir o produto embalado de fábrica para evitar a contaminação microbiana e controlar o prazo de validade

• Quanto ao armazenamento, deve-se ficar atento à umidade no ambiente, o que pode favorecer o desenvolvimento de fungos

Texto: Redação

Fonte: Ibahia

Notícias: Lake Vilas Charm Hotel & SPA