Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Sais de banho limpam, hidratam e relaxam a pele

16 de outubro de 2017

banho

É fato que os sais de banho proporcionam uma sensação gostosa de relaxamento e bem-estar depois de um dia estressante. Mas não é só isso. Aliados da beleza, eles também limpam, hidratam e perfumam o corpo, com inúmeros aromas deliciosos à base de flores e ervas. Com uso contínuo, ainda realizam uma esfoliação na camada superficial da pele, permitindo que qualquer produto usado após o banho tenha um poder de absorção muito maior.

Peles sensíveis podem receber a massagem com os sais uma vez por semana. As normais, uma vez a cada dois dias. Tomando esses cuidados, a pele ficará mais lisa, prevenindo pelos encravados e o surgimento de cravos e espinhas. O uso de óleos e cremes hidratantes associados à terapia ainda contribui para a manutenção da hidratação natural da pele.

Por isso, se você ainda não incorporou os sais de banho ao seu ritual de beleza, vale repensar essa atitude. Mas atenção: é importante lembrar que mesmo tendo ação esfoliante, os sais não são agentes emolientes. “A água por si só já amolece a pele, pois está quente e também hidrata e limpa naturalmente”, explica Thabata S. Martins, aromaterapeuta e massoterapeuta do Zahra Spa & Estética.

Eu não tenho banheira, e agora? Enganam-se os que pensam que o uso dos sais pode ser feito apenas em banhos de imersão. A especialista diz que eles também podem dar bons resultados em ações como escalda-pés – terapia que usa água quente em uma bacia d’água – ou até mesmo no próprio banho de chuveiro, espalhando os flocos dos sais em uma bucha vegetal. Independentemente do método, os “banhos” devem durar entre 20 e 30 minutos.

Química do bem

Vale lembrar que os sais não têm componentes capazes de danificar ou prejudicar a pele. “São naturais e, em geral, não fazem mal, pois já foram testados dermatologicamente por profissionais”, garante Thabata. Contudo, apenas tome cuidado com a qualidade dos ingredientes e observe o prazo de validade dos produtos antes da aplicação. Depois do uso, também vale uma boa ducha para remover os resíduos, acompanhada de hidratação com óleo ou creme de sua preferência.

Meus sais

As essências e perfumes dos sais de banho podem ter diferentes origens, sendo as principais delas de flores como a lavanda, rosas ou lírios; de ervas como hortelã, alecrim, camomila ou erva-cidreira, e das cascas de laranja ou canela. Cada qual com um propósito distinto. Os sais de banho misturados ao sal marinho ou essências de ervas deixam a pele suave e macia e são opções para fazer em casa.

Veja a seguir uma receita simples de um banho estimulante com sais, capaz de ser realizado não só em banheira, mas também em um escalda-pés ou até mesmo no chuveiro.

Banho estimulante
2/3 de uma xícara (de chá) de sal marinho
1/3 de uma xícara (de chá) de sais de sulfato de magnésio
1 colher (de chá) de glicerina
3 gotas do óleo essencial de sua preferência

Modos de preparo e aplicação
Misture todos os ingredientes em um recipiente e coloque na banheira, bacia ou bucha. O banho deve ter duração média de 20 a 30 minutos.

Texto: Redação

Fonte: Portal Terra

Lake Vilas Charm Hotel & SPA