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Solução natural para barriga inchada

27 de abril de 2018

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Uma ótima solução natural para acabar com a barriga inchada e dura, com dor abdominal pode ser deixar de comer alimentos que fermentam no intestino, como:

glúten (farinha)
lactose (leite e derivados)
fermento (pão branco ou bolos)
Para perder a barriga inchada, se as causas forem de origem alimentar, uma ótima ajuda extra para situações de emergência é tomar o chá verde e aumentar o consumo de fibras.

Alguns remédios para eliminar os gases e as dores abdominais podem ser o Luftal ou comprimidos de carvão vegetal ativado.

Outra dica muito importante para acabar com o inchaço abdominal é a prática regular de exercícios físicos, que melhora o funcionamento intestinal e a eliminação dos gases, que funciona muito bem quando se sabe que o aumento da barriga não se trata de gordura localizada, mas, sim, de uma alteração passageira, onde a barriga fica inchada, dura e dolorida, como ocorre em caso de prisão de ventre, gases ou próximo à menstruação, por exemplo.

O que fazer para desinchar a barriga
Em caso de barriga inchada, o que se pode fazer é tomar uma 1 cápsula de fibras ou consumir alimentos ricos em fibras, como ameixa seca preta e o mamão.

O chá verde ou de carqueja também são indicados para casos onde a barriga inchada é causada pela retenção de líquidos, como ocorre antes da menstruação, por exemplo. Para o chá: coloque 1 colher das folhas secas da erva escolhida em uma xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

As fibras serão importantes para ajudar na mobilização do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes acumuladas e dos gases. Já o chá vai promover uma melhor filtração renal, eliminando mais facilmente o excesso de líquidos do organismo.

Como evitar a barriga inchada
Para evitar a barriga inchada deve-se fazer algumas substituições alimentares como:

O pão – substitua o pão comum por pão tipo “pita” e torradas especiais sem glúten, assim como cereal ou qualquer alimento que contenha trigo;
O leite – elimine da alimentação o leite e seus derivados (queijo, iogurtes ou sobremesas lácteas…). Substitua por produtos à base de soja, por exemplo;
Refrigerantes e sucos industrializados – substitua por água ou água de coco, que além de terem menos calorias, facilitam a digestão;
Carnes vermelhas, produtos embutidos e enlatados – substitua por carne branca grelhada sem molho, e produtos in natura;
Doces e frituras – substitua por frutas da época com casca e assados integrais ou grelhados.
Alimentos que causam barriga inchada
Outros alimentos que também causam a barriga inchada são o feijão e os grãos, como a ervilha, a lentilha e o grão de bico, repolho, brócolis e a batata doce. Todos eles devem ser evitados pois favorecem a formação de gases e a retenção de líquidos.

Após 1 semana, avalie os resultados e decida se vale a pena eliminar completamente esses alimentos do dia-a-dia. Mas, é importante lembrar de fazer a substituição por outros alimentos com equivalente componente nutricional.

Texto: Tatiana Zanin – Nutricionista

Fonte: tuasaude.com

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